A cantora Taylor Swift foi a grande estrela da 36ª edição do MTV Video Music Awards (VMA), realizado na noite de segunda-feira (26) em Newark, nos Estados Unidos. A artista de 29 anos venceu a principal categoria da premiação, de Melhor Vídeo do Ano, com a música You Need to Calm Down, e ainda abriu a festa com a performance de Lover.
Mas não foi só no palco. Taylor chegou no tapete vermelho com algo a dizer – mesmo que sutilmente. Ela usava um blazer-vestido multicolorido de lantejoulas da Versace. Para completar, botas pretas over the knee nos pés. O look não seria tão comentado se não fosse por um detalhe: a estampa de alfinete dourado ou "safety pin" (alfinete de segurança).
Veja os detalhes:
Nas redes sociais, os fãs foram rápidos em perceber a mensagem política na roupa. Sites de moda como Refinery29 e Harper's Bazaar não demoraram a repercutir.
Estampados no blazer, há vários alfinetes, considerados um símbolo de protesto contra o governo Trump desde a eleição presidencial de 2016. O acessório demonstra solidariedade às vítimas de racismo, homofobia e perseguição religiosa.
Na época da eleição de Trump, centenas de americanos publicaram fotos suas em redes sociais com alfinetes fixados nas roupas. A ideia era mostrar a grupos mais vulneráveis, como imigrantes, negros e gays, que poderiam se sentir seguros perto de determinadas pessoas.
Assim como Taylor, outras famosas usaram um alfinete em seus looks em premiações. Foi o caso de Olivia Wilde e Kerry Washington.