Os carboidratos são alimentos indispensáveis para uma dieta saudável e equilibrada. O aporte adequado desse nutriente na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, aponta a nutricionista Nathália Coimbra.
— Uma ingestão inadequada de carboidrato pode causar cansaço e fadiga durante o treino — afirma a profissional.
Por isso, consumir alguns tipos de alimentos antes de treinar pode ajudar a garantir um bom desempenho nos exercícios físicos. A seguir, confira sete opções de carboidrato de rápida absorção para inserir na rotina:
1. Frutas
As frutas são um exemplo saudável de carboidratos de rápida absorção para serem consumidos antes do treino.
É possível optar por uma salada de frutas e adicionar aveia em flocos para deixá-la mais nutritiva, por exemplo.
— A maior parte das cores da alimentação vem das frutas, que oferecem vitaminas e minerais não fabricados pelo organismo, mas que são essenciais à nutrição adequada e ao bom funcionamento do corpo — explica a nutricionista Gabriela Marcelino.
2. Batata doce
A batata doce talvez seja um dos carboidratos de rápida absorção mais conhecidos para o consumo pré-treino. Esse alimento é rico em nutrientes, como o potássio, fibras e antioxidantes, além de vitamina A, C e B6. Ou seja, é capaz de fornecer energia antes do treino e ajuda a garantir uma dieta nutricional equilibrada e variada.
3. Panqueca de banana
A banana em si é um alimento rico em diversos nutrientes, como o potássio, e uma fonte de carboidrato. Uma boa dica é consumi-la em forma de panqueca, utilizando aveia para dar mais textura e sabor. Inclusive, essa é uma combinação que proporciona muita energia.
4. Biscoito de arroz
O arroz é um alimento rico em carboidratos, sendo o amido um dos mais predominantes. Assim, consumir alimentos que tenham base de arroz antes do treino é uma boa opção para ganhar energia. Para o pré-treino, você pode optar por biscoitos de arroz.
5. Tapioca
Assim como o arroz, a tapioca também é um carboidrato rico em amido. Por isso, é indicada para antes do treino. Vale lembrar que esse também é um alimento sem glúten, sendo uma boa opção para quem não pode ingerir a proteína.
6. Sucos
Ainda que o consumo da fruta inteira seja mais indicado, existem sucos de frutas que também são boas pedidas para colocar na rotina antes do treino. Suco de uva e de laranja, por exemplo, são ricos em frutose e glicose.
7. Mel
O mel também é uma fonte de carboidrato. Esse alimento tem como base a glicose e a frutose, ideais para dar energia. É possível consumir com outras fontes de carboidrato, como a tapioca.