A palavra gordura pode não soar bem aos nossos ouvidos, mas existem aquelas que chamamos de "gorduras boas": além de serem importantes nutrientes, são responsáveis por dar sabor aos alimentos. Este tipo se divide em dois grupos: poliinsaturada (como alguns peixes e óleos vegetais) e monoinsaturada (amêndoas, avelã e abacate).
Os ômegas 3 e 6 entram na lista do primeiro tipo e são conhecidos como ácidos graxos, que não são produzidos pelo corpo humano e devem ser obtidos através da dieta.
— As diferenças entre os ômegas residem em sua estrutura química e suas respectivas funções no organismo. São gorduras cuja presença é praticamente obrigatória na dieta de quem busca equilíbrio alimentar e boa saúde — explica a nutricionista Daniela Buttelli Szeckir, do Centro Clínico Gaúcho.
Os ácidos graxos poliinsaturados são chamados de gorduras boas porque são alimentos funcionais. Segundo a especialista, além de suas funções nutricionais básicas, esses nutrientes podem proporcionar outros benefícios como a prevenção de doenças crônicas, se for consumido como parte da dieta habitual.
Proteção
Os ômegas 3 e 6 atuam no organismo reduzindo o aumento dos triglicerídeos. Além disso, ajudam na diminuição dos danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose). Sendo assim, previnem doenças cardiovasculares, atuam na redução do colesterol, alergias e processos inflamatórios. Contribuem também na prevenção de doenças como a esclerose e o Alzheimer.
Fonte de energia
Apesar de serem vistos como os vilões da boa alimentação, os ácidos graxos poliinsaturados Ômega 3 e Ômega 6 são essenciais. As gorduras são substâncias não solúveis em água e são responsáveis pela absorção de algumas vitaminas e pelo isolamento térmico do organismo. São também fonte de energia de reserva para o corpo. O organismo se previne armazenando energia em forma de gorduras.
Onde encontrar?
Os nutrientes podem ser encontrados em peixes como salmão, sardinha, atum, arenque, cavala, anchova, peixe-espada, truta e bacalhau. Mas também podem ser encontrados em outros alimentos.
Ômega 3
Os óleos de soja e canola, chia, óleo de peixe, óleo de linhaça ou triturada.
Ômega 6
Óleos vegetais como soja, milho, girassol e algodão, ovos, peixes, frutas, legumes e grãos.