Versátil, sem prazo de validade no visual e com a praticidade que um dormitório de bebê precisa ter. O projeto do escritório W4 Arquitetura Criativa, assinado pelas arquitetas Fernanda Sá e Laura Tavares, de Porto Alegre, foi pensado para atender à pequena moradora desde o seu nascimento até os primeiros anos da infância.
Em um espaço de oito metros quadrados e de orçamento limitado, a funcionalidade foi uma das principais premissas.
Com mobiliário multifunções, como a cômoda-trocador que tem espaço ideal para uma futura bancada de estudos, o ambiente ganhou cores e elementos que remetem à paixão da família pelas plantas. Elas aparecem tanto de forma não literal, nas linhas orgânicas, quanto em itens decorativos, garantindo personalidade.
Outro destaque é a marcenaria sob medida, aplicada, além do armário, no rodameio que contorna a estrutura, em contraste com o papel de parede com estampa poá.
A seguir, confira quatro tendências-chave aplicadas à ambientação.
1. Biofilia: a inspiração nos elementos da natureza está em alta, abrindo espaço para o verde nos interiores. Aqui, entraram plantas permanentes, adaptando a estética às necessidades de quem habita o local.
2. Multifunções: a pintura em curva ganha a função de delimitar as áreas no dormitório, conectada ao painel do trocador.
3. Terracota: o tom complementa o estilo com personalidade, tratando-se de uma opção mais vibrante na família dos terrosos. A cereja do bolo está na combinação com materiais naturais, como palha, além de vidros e pelúcias.
4. Verde: em todos os tons, com destaque especial para o bandeira, a cor domina o décor em 2023. Aqui, reina absoluto em meia-parede e nos detalhes, como o tapete em formato de folha.