Ao longo da conversa para apresentar as novas peças que criou para a marca Saccaro, em um evento em Porto Alegre na última semana, o catarinense Bruno Faucz dá uma aula de engenharia de produto, raciocínio analítico e explicações consistentes sobre as várias etapas do processo industrial. Nascido e morador de São Bento do Sul (SC), um dos maiores polos industriais moveleiros do país, é um designer criado no chão de fábrica. Até começar a falar do conceito – quando a técnica dá espaço para o lado artístico e abarrotado de experiências estéticas. Como no caso da estante Aresta.
– Eu tentei buscar alternativas na proporção entre não ser óbvio e, por outro lado, não ser over. Estantes são prateleiras, então eliminei as laterais e ficou um produto leve que também pode ser usado como divisória de ambientes. Depois, fui aperfeiçoando, com os encaixes, as saídas usinadas... – conta.
Já a poltrona, conta sorrindo, foi um ato de rebeldia. O briefing sugeria algo na "família" da poltrona Patagônia, uma criação anterior para marca, em madeira e couro.
O resultado da Mistral empolgou o autor, que foge do termo atemporal, por achar que "é bastante lógico que as pessoas procuram algo assim por ser mais durável":
– O que eu mais gostei na Mistral é que ela poderia ter sido criada em qualquer tempo.
É algo como o design de 1950 ou 1960, com uma proposta internacional. Entra nesta questão de não estar datada, mas também não é possível dizer quando foi criada.
Precisar x Querer
Bruno sabe, por meio da experiência com mercado, que o emocional é determinante para a compra de uma peça. Assim como o fato de que tem apenas "frações de segundos" para conquistar a atenção de um cliente em uma loja com muitas opções.
Desta consciência nasceu a mesa Revoar, que de coadjuvante de um ambiente pode roubar a cena em uma sala.
Apresentadas as criações, o resultado das novas peças agradou a ele após meses de estudos e testes?
– É difícil falar do meu trabalho. É o mesmo que falar do meu filho, que eu acho que a criança mais linda do mundo – diz, sorrindo o pai de Theodoro, um aninho de idade e realmente fofo.
A natureza do uso
A estante Aresta tem, como explica o designer, "o que uma estante precisa para existir". Ou seja, destaque especial para as prateleiras. A estrutura é em ferro com lâmina de Nogueira.
Rebeldia bem-vinda
Os pés metálicos e o estofado revestido de veludo fugiram do briefing da marca. E foram aprovadíssimos.
Coadjuvante de luxo
A mesa Revoar foi pensada para ganhar a atenção com seu efeito suspenso.