Sem medo de mudar radicalmente o visual do quarto, um casal de Sapucaia do Sul na faixa dos 50 anos topou abrir mão da decoração marcada por um tecido floral para adotar uma seda francesa metalizada na colcha. Roubou a cena a proposta monocromática e sofisticada na reestilização projetada pelo decorador Décio Muniz em que todos os elementos confirmam a ideia de requinte e tecnologia atuais.
Nos 20 metros quadrados do ambiente que ganhou cortina automatizada e espelho tipo veneziano, além de tecidos nobres - linho bordado nos porta-travesseiros, veludo na cabeceira da cama de 1,80m x 2m e na poltrona -, não escapou ilesa nem a marcenaria.
Outrora no móvel sob medida na frente do leito predominavam prateleiras e nichos. Depois da redecoração, o armário brilha com quatro portas de espelho nas laterais e contribui com mais espaço - para roupas e acessórios de uso eventual da dona da suíte servida naturalmente por um closet.
Para os momentos de trabalho ou estudo, a mesa de cabeceira cumpre a função de escrivaninha, feita de vidro em tom champanhe, complementada pela cômoda espelhada do outro lado da cama, peça de design assinada por Rômulo Bulhões da Costa.
- Como o piso é de porcelanato, um tapete alto com fios de seda em tom dourado envolve o ambiente - destaca Muniz.
O jogo de texturas, tons e superfícies reflexivas é um luxo, aliado ao conforto. E tudo modernizado.
PRESTE ATENÇÃO
* Tapete grande que cobre o piso de toda a base da cama e prossegue nas laterais, cobrindo o ambiente, supre a necessidade de dois pequenos, o que cortaria a amplitude visual do quarto de 5m x 4m.
* Composés de tecidos dão aspecto organizado ao ambiente, com os padrões da cama combinados até com a cortina.
Estilo aos 14 anos
Aprovado pelo usuário deste quarto de uma residência em Canoas, voltada para um lago, o tom amarelo-ouro gera uma área de luz no ambiente de 15 metros quadrados. O garoto de 14 anos ganhou o quarto novo com a cabeceira da cama - já de casal - em formato de gomos alinhados e revestida de camurça.
- Ali havia um nicho e eu queria remeter a hotelaria - argumenta o decorador Décio Muniz.
Observe o uso que o profissional faz do tradicional criado-mudo. Neste caso, o que aparece na foto acima é feito de aço e couro, adequado ao quarto de um garoto e dentro da inspiração proposta pelo decorador: viagens. Tal como o dormitório da capa desta edição (de um cara de 17 anos, com a parede revestida de um tecido com o mapa de Londres), este exibe um mapa-múndi - usado também nas capas dos travesseiros. Para quem tem a vida pela frente para viajar, caixas tipo contêineres no pé da cama são porta-objetos inspiradores.
Uma luminária vermelha quebra a combinação. Entre colcha e cortina, no entanto, Muniz joga os tecidos em uma diálogo democrático pois admite reposteiros na mesma linha e linho fino central para proporcionar ao garoto entrever a paisagem do lago.
Suíte de artista aos 18 anos
Depois de visitar a Suíte Glória Pires na Mostra Casa&Cia 2011, estava definido o dormitório do rapaz de 18 anos em Canoas. A mesma cabeceira de veludo negro com abas laterais foi adotada no projeto de Décio Muniz para o cliente real com área disponível de 15 metros quadrados à espera de uma reforma.
A boiserie (moldura de gesso) envolve a cama, assim como todo o quarto, em meia-parede, a altura de 1m do chão. Dialogam com esse recurso as gravuras francesas na parede com jardins palacianos dispostas sobre papel de parede listrado. As capas dos travesseiros são de estampa africana. Escolha ousada, o abajur em escala maior exibe pé de capitel romano, de vidro e resina.
- O abajur ficou imponente, deu o recado dele - analisa Décio, que atualizou também a área de estudos, onde colocou uma cadeira Aero (como a de Jô Soares no programa da Rede Globo).
PRESTE ATENÇÃO
* Entre um pilar e uma parede, a cabeceira ocupa toda a largura disponível.
* No pilar estrutural, caixas de vidro tiram partido do problema.
* Mesas de cabeceira diferentes arejam a proposta, assim como luminárias de diversos estilo e tamanho.
* O split pode ficar acima da cabeceira, se o produto for bacana. Nesse caso, chame a atenção para as laterais da cama.