Adoro viajar e conhecer a cultura de um país. Seus povos originários, como aquela cidade e aquela comunidade chegou onde está. E quando tenho a oportunidade de fazer essa viagem em casa, é como se recebesse um presente. Por isso fiquei tão feliz com a notícia da exposição Ore Reko, que ocorre de 5 a 22 de setembro em dois lugares: o Theatro São Pedro e a Casa da Memória – Unimed Federação/RS.
Ore Reko significa Nossa Cultura, na língua Mbya-Guarani, e a exposição traz 50 imagens da vivência da comunidade da aldeia Tekoá Nhe’engatu, no município de Viamão, sob olhar do fotógrafo Luíz Horácio. Os habitantes, espalhados em uma área de 148 hectares, respeitam e preservam a natureza local, que conta com inúmeras espécies ameaçadas de extinção.
Os indígenas têm muito cuidado com os cursos hídricos; plantam batata, milho, mandioca, batata doce, feijão, entre outros. No entanto, também foram atingidos pela tragédia climática que afligiu o Rio Grande do Sul em maio.
Com entrada franca, o público verá uma curadoria de fotos diferente em cada espaço. O visitante que for à Casa da Memória – Unimed Federação/RS (Rua Santa Terezinha, 263, Farroupilha) é convidado a completar sua visita na Sala de Exposições do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Centro Histórico) e vice-versa.
Os horários da exposição no Theatro São Pedro são de terça a sábado, a partir das 15h, e domingo às 16h, sempre até a hora do espetáculo do dia. Já a Casa da Memória tem visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e nos sábados, 7 e 21 de setembro, das 10h às 14h.
Apaixonados pela Serra
A campanha Apaixone-se Por Canela, criada em junho para tentar diminuir os efeitos da enchente no turismo da serra gaúcha, segue trazendo opções para os visitantes em setembro.
Os descontos em diárias nos hotéis e pousadas participantes continuam com promoções com a temática do mês Farroupilha. Além disso, está prevista uma programação rica em atrações da cultura e da música gaúcha. Outra novidade é que os hóspedes ganharão de presente um rodízio de churrasco na Churrascaria Fundo da Grota, parceira do evento.
Mais informações sobre a campanha de setembro, os hotéis e pousadas participantes e as regras para ganhar o rodízio de churrasco estão disponíveis no perfil @canelahoteisepousadas.
Joias bordadas
Os trabalhos feitos à mão são cada vez mais uma opção delicada e amorosa para presentear. Especialmente se produzidos com riqueza de detalhes e muito carinho.
É o que encontrei nas peças da Eu Que Bordo, que começou pelas mãos da Pietra Ferreira em 2023, como ela mesma define, “despretensiosamente”. Criou um perfil no Instagram e foi postando sua produção de fotografias bordadas e quadros para porta de maternidade. Pois o trabalho deu tão certo que os vídeos e tutoriais do YouTube que Pietra utilizava foram substituídos por cursos de especialização em diferentes técnicas têxteis.
Hoje Pietra tem 20 anos e seu portfólio de produtos segue crescendo: a Eu Que Bordo já oferece também joias bordadas (espetaculares), porta-alianças e o que mais a criatividade da artista têxtil permitir. Quem valoriza o trabalho feito à mão compreende a complexidade do processo, o tempo colocado na peça e seu valor único.
As joias estão disponíveis no site euquebordo.com.br. As outras peças podem ser encomendadas pelo WhatsApp (51) 99011-1302. No perfil do Instagram @eu.que.bordo é possível conferir produtos já entregues e também um pouco dos bastidores do trabalho das peças.
Festa para Catherine
Um dos meus restaurantes preferidos de Gramado, o Catherine, comemora seu aniversário de dois anos no dia 6 de setembro. Tendo como característica um menu amplo e delicioso, além de uma proposta diferente de fondues e uma carta de vinhos espetacular, o lugar recebe não apenas turistas, mas muitos moradores locais.
Na noite de celebração, o chef Nícolas Heckel recebe dois cozinheiros e amigos. lan Baiocchi, de Goiânia, que traz a alta gastronomia do Cerrado e foi reconhecido em 2023 como o melhor chef do ano pela revista Prazeres da Mesa, e Thiago Maeda, de São Paulo, onde hoje comanda o Koya 88 Company, gastrobar de inspiração oriental no bairro Santa Cecília.
O menu da noite será elaborado a seis mãos pelos amigos e terá sete etapas – cada uma trazendo ingredientes dos locais de origem de cada um dos cozinheiros. O jantar terá a opção também de harmonização passo a passo.
Informações e reservas pelo telefone/WhatsApp (54) 2136-5252. Para conhecer um pouco mais do Catherine Gramado, confira o perfil no Instagram @catherinegramado.