Marmitas das Terezas
O acolhedor Terezas Café, no bairro Rio Branco, na Capital, se adaptou para enfrentar as limitações impostas pela pandemia. Além de salgados e doces, a cozinha agora produz comida caseira de segunda a sábado. É possível montar a marmita com porções de carnes (almôndegas, carne de panela, estrogonofe, frango), arroz, feijão, lentilha, legumes e saladas. Toda sexta e sábado, o Terezas oferece a la minuta com bife de entrecot ou filé de peito de frango. Outra opção deliciosa é a feijoada, bem temperadinha e acompanhada de uma couve refogada muito gostosa.
O cuidado no preparo é característico do lugar. A comidinha tem jeito e sabor de feita em casa. Ah, prove também as panquecas, que chegam em casa quentinhas. E não se esqueça dos tradicionais doces – uma fatia de torta red velvet sempre faz bem à alma!
Todo o cardápio é oferecido por delivery e take away. A entrega é programada, já que é feita pelas proprietárias. O Terezas fica na Rua Giordano Bruno, 318, bairro Rio Branco, e funciona de segunda a sábado, das 11h às 18h. Informações e encomendas pelo WhatsApp (51) 3237-6218 ou pelo instagram.com/terezascafe.
Dia de Merlot
A gente não precisa de data especial para tomar um bom vinho, não é mesmo? Mas já que dia 7 foi o Merlot Day, que marca a comemoração internacional dessa uva, trago a dica de uma opção gaúcha: o Salton Paradoxo Merlot.
Um tinto médio, com aquela acidez leve que faz dele um vinho supergastronômico – dá pra combinar com molhos à base de tomate, carnes vermelhas e vários temperos. Gosto da linha Paradoxo pelo seu custo-benefício: intermediária entre os rótulos da vinícola, é bastante versátil e funciona tanto acompanhando pratos quanto sendo degustada sozinha.
A linha tem ainda Cabernet Sauvignon, Pinot e Chardonnay, que custam R$ 54 cada um, no site da vinícola.
Mix de Arte
O 28° Festival Mix Brasil, um dos mais importantes eventos de cultura dedicados à diversidade do mundo, acontece até 22 de novembro de forma online e gratuita pelo mixbrasil.org.br. São 101 filmes de 24 países; seis espetáculos teatrais inéditos; shows com Linn da Quebrada, Jaloo, Martte e Bia Ferreira; literatura; laboratório audiovisual; mesas sobre temas relevantes para a comunidade LGBTQIA+; artes visuais e o Show do Gongo com a atriz Marisa Orth.
Viajando em casa
A agência Casa de Turismo e a Pó de Estrelas Festas, de dois segmentos prejudicados nos últimos meses, lançaram caixas mensais para dar aquele gostinho de viagem em casa.
A cada mês, um curador-viajante escolhe um destino que é produzido em forma de cheiro, gosto e textura. Além dos objetos, a caixa ainda contém um mapa do local desenhado a mão, um passaporte que conta a experiência do curador e um desconto ou brinde para quando as fronteiras abrirem e a gente tiver a oportunidade de viajar fisicamente de novo.
As seleções do Viajando em Casa custam a partir de R$ 169. Entre os curadores, está a escritora Claudia Tajes, que assinou a caixa Deserto do Atacama (com fotos incríveis do filho Theo Tajes). Informações pelo instagram.com/viajandoemcasaoficial ou pelo fone (51) 99971-2204.
Novembro no cinema
Até dia 30 de novembro, está rolando uma nova rodada de filmes online e gratuitos na Mostra Cinema e Reflexão.
Com o tema Conflitos Vistos pelo Cinema Atual, a programação tem curadoria de Francisco Cesar Filho e Lucas Reitano. Inclui A Memória que me Contam, da brasileira Lúcia Murat, vencedor do prêmio da crítica internacional no Festival de Moscou; Francofonia – Louvre sob Ocupação, do russo Aleksandr Sokurov, premiado no Festival de Veneza; Degradé, assinado pelos diretores gêmeos palestinos Arab Nasser e Tarzan Nasser, selecionado para o Festival de Cannes; e Lua de Júpiter, do húngaro Kornél Mundrucz, também exibido em Cannes. O acesso é grátis pelo mostracinemaereflexao.com.br.