O casarão no bairro Rio Branco decorado com as cores azul e branco e peças antigas me ganhou pela boa energia na primeira vez em que visitei o Terezas Café, na metade do ano passado. O entusiasmo de Cleber Molina, que toca o café junto com a sócia Claudia Rocha, também conquistou o meu afeto.
O café já era muito bom (orgânico, da Baden, moído na hora e passado com diferentes técnicas), contrastando com o tímido menu de comidas, que ainda não era ideal para um lugar tão bacana como aquele. Então prometi voltar em outro momento, já que a operação recém havia começado a funcionar. Acabei antecipando a visita depois que alguns leitores me escreveram descrevendo um dos melhores sanduíches que já tinham provado. Não cabia em mim de feliz a cada mordida no delicioso pão ciabatta de fermentação natural recheado com tomates assados, cebola roxa, mix de folhas, queijo colonial quente (uma fatia generosa) e salame italiano. O cardápio agora tem outros sanduíches, chás artesanais e sucos – a Claudia ainda preparou para mim uma limonada com gengibre e hortelã que precisa entrar no menu! E se ela tiver preparado o bolo red velvet quando você visitar, não saia sem comer uma fatia. Ou várias.
O administrador Cleber e a assistente social Claudia deixaram os empregos em uma estatal federal para montar o Terezas, que foi batizado em homenagem às mães dos dois amigos: ambas se chamam Terezinha. Imagens e referências a outras Terezas famosas, como a atriz Tereza Rachel (no porta-retrato à esquerda), estão espalhadas pela cafeteria. Os donos buscaram cursos de barista, gastronomia e confeitaria em Buenos Aires, São Paulo e Porto Alegre. São eles que preparam todos os doces e salgados oferecidos pelo Terezas, além de serem responsáveis pelo atendimento. A casa oferece ainda rótulos da cervejaria Altenbruck, da cidade de Feliz, vinhos e espumantes da Serra Gaúcha, Argentina e Chile.
Terezas Café – Rua Giordano Bruno, 318, bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Fone: (51) 3237-6218. De segunda a sábado, das 10h às 20h.