Já faz tempo que o período Y2K, de longe o mais polêmico no quesito moda, virou a inspiração favorita das passarelas e sua popularidade não para de aumentar. A sigla representa a virada do milênio, contemplando o fim dos anos 1990 e início dos 2000.
A época foi marcada pela evolução tecnológica e crescimento da internet, o acesso constante e democrático à web alimentou o culto a celebridades de todos os tipos, da obsessão em acompanhar flagras de paparazzi de nomes jovens de Hollywood à profusão de reality shows.
Colorida e futurista, a estética controversa é caracterizada por variações de rosa, plataformas, cintura baixa, brilhos e muitas alusões a cultura pop inspirada em filmes como Garotas Malvadas e estrelas como Britney Spears, Paris Hilton e Destiny’s Child.
A seguir, você confere as principais tendências da moda Y2K que estão voltando com tudo.
- Cintura baixa: provavelmente o retorno mais odiado de todos, a cintura baixa é sinônimo com Y2K e vem aparecendo com frequência apesar da resistência de tantos. Opte por versões mais amplas para atualizar
- Jeans com lavagens diferenciadas: Além da preferência por cintura baixa, o jeans com lavagem especial também recebia atenção. Modelos baggy em particular do tipo cargo são aposta certeira para aderir. Falando no material, acessórios em jeans são indissociáveis do estilo da virada do milênio.
- Fique de olho nos sapatos, em particular botas e plataformas altíssimas
- Baby look: Não, você não leu errado, a camiseta cropped de manga curta e normalmente com motivo gráfico também ganha revival no embalo Y2K com toda sua irreverência característica
- Vestido com calça: O combo era queridinho da época e é uma das tendências mais polarizantes
- Saia com calça: também configura e se depender da Fendi, voltará aos holofotes. A marca italiana apresentou a proposta em seu desfile de Inverno 23;
- Chinelos de plataforma: geram reações intensas, mas também conquistam espaço na onda Y2K e prometem dominar a próxima temporada quente.
- Rosa: de todos os tipos, mas em especial pink ou clarinho. Com o lançamento do novo filme da Barbie na metade do ano, prepare-se para uma overdose da tonalidade graças ao barbiecore
- Peças metalizadas: A influência do futurismo garantiu que itens de roupa com efeito metalizado vivessem dias de glória. Em 2023, o prata já vem dando as caras e o rosa bebê vem chegando com tudo.
- Acessórios de borboleta: Disparado o animal símbolo da estética, a borboleta é onipresente quando se trata do tema e são belas formas de enfeitar os looks.
- Toques de neon: A cartela bem chamativa era favorita, e acessórios são a melhor forma de testar a tendência. Afinal, as tonalidades neon têm o poder de acender qualquer composição, portanto, podem ser úteis para quem preza por um visual mais básico, mas sente falta de uma emoção.
- Strass: Peças com cristais já estão dominando há algumas temporadas e a culpa também é da moda da virada do milênio. Bolsas com efeito brilhante são infalíveis para adicionar glamour às composições.
- Pelúcia e plumas: para finalizar, femininas e divertidas, texturas como pelúcia e plumas tem cadeira cativa decorando calçados, barras de roupas e até chapéus. Em formato conjuntinho, esbanjam charme.