O peplum, espécie de babado normalmente localizado na altura da cintura ou quadril e típico da alta-costura, tem origens na Grécia antiga, mas foi estabelecido na moda através das criações de Cristobal Balenciaga e Christian Dior em meados do século 20.
Revisitado nos extravagantes anos 1980, e também na década passada, o design ganha novo revival em 2023, surgindo em grande parte dos desfiles da temporada Outono/Inverno que acaba de ser apresentada no hemisfério Norte e sendo usado pela princesa de Gales, Kate Middleton, em recente evento oficial.
Seu efeito escultural empresta um toque refinado à qualquer look. A silhueta pode funcionar para vários tipos de ocasião por sua versatilidade, basta prestar atenção na escolha de materiais e, é claro, no styling da peça. A seguir, confira como usar peplum.
Na passarela de Brandon Maxwell durante a semana de moda de Nova York, que rolou no mês passado:
Kate Middleton apostou no peplum em look de alfaiataria com estampado navy, trazendo ainda mais impacto à composição de natureza formal:
- Mas nem todo conjuntinho que inclui o efeito precisa ficar tradicional: a versão em jeans foge do lugar-comum e moderniza a tendência.
- Justamente pelo shape interessante, as composições com peplum não precisam de muito para chamar atenção. Aqui o look preto total é elevado graças ao volume criado pelo top.
- Update na fórmula clássica de jeans a camiseta branca substituindo o modelo básico por uma versão com peplum.
- Mega feminino, pode enfatizar ou até mesmo criar curvas no corpo. Que tal lançar mão de um cinto para potencializar ainda mais o efeito acinturado?
- O detalhe é adendo charmoso a peças de tricô, criando o equilíbrio perfeito entre sofisticado e casual. Para enriquecer mais o resultado, finalize com mix de texturas optando por calça de veludo.
- A camisa com peplum poderia ficar muito sisuda se usada com outros itens de apelo sério, mas aliada à calça de couro e arrematada por bolsa com estampa de cobra, a produção é candidata perfeita para curtir um happy hour.
- O volume pode ser sutil, modificando a silhueta de maneira delicada apenas para adicionar um pouco de emoção. Para garantir ainda mais harmonia visual, opte por saias com volume na barra ou calça de corte flare que acompanham o desenho da blusa.
- O vestido com peplum é escolha imbatível para quem adora um clima romântico. Em branco e comprimento mídi, a peça é sob medida para aderir ao estilo.
- Para as fashionistas de plantão, quanto mais dramático e volumoso, melhor – o segredo para arrasar é deixar que o peplum seja o protagonista do look, mantendo o restante controlado por meio de parte de baixo sequinha e acessórios menores e estruturados.