Um dos maiores divisores de opinião quando o assunto é tendência de sapato, os clogs retornaram aos holofotes em 2020 durante desfile da Hermès. Desde então, seguem ganhando espaço entre calçados polêmicos e despertando reações negativas, mas também agradando muita gente.
O modelo de tamanco ganhou relevância na década de 1970 e é conhecido pelo solado de madeira e detalhes de tachas, trazendo um toque rústico e despretensioso ao visual.
Em 2023, ele está presente em nove de cada 10 coleções e a oferta é imensa, variando do design tradicional até inovações em materiais e texturas. Que tal dar uma chance a ele?
A gente ajuda como uma seleção especial de inspirações para usar o clog no dia a dia.
Dentre as opções do momento, duas em especial merecem sua atenção. Começando com as versões que incluem pelúcia ou gamulã: charmosas, são favoritas das ruas e perfeitas para o outono/inverno que vem por aí.
- Não é segredo que o jeans é material queridinho da temporada e encontra sua zona de conforto em forma de clog, já que também remete aos anos 1970 e seu clima boho. Mas não precisa usá-lo na vibe setentista – vale fugir do óbvio e apostar na composição com pretinho básico, trazendo peso à silhueta rodada e feminina.
- Mantenha a simplicidade sem cair na mesmice através de detalhes impactantes, como a bolsa circular, o cinto Western e claro, clogs.
- Com minissaia plissada e tricô, confere novo fôlego ao estilo college.
- Nem precisa dizer que com vestidos longuete ou máxi, em particular os estampados, é match indiscutível, já que ambos carregam o mesmo espírito folk.
- Outro sucesso confirmado é fazendo par com peças artesanais, como a bolsa de ráfia, e contrastando com itens delicados tal qual a blusa rendada.
- O timing de seu resgate tem tudo a ver com a ascensão do loungewear ocorrida durante a pandemia, já que seu design prático - fácil de tirar e colocar - também garante comodidade. Sua versatilidade é outro aspecto importante, podendo ser inserido em produções de inúmeros estilos. Ficam lindos com tricô quentinho e jeans de caimento relax.
- A versão atoalhada é das mais populares justamente pelo conforto oferecido, apesar do caráter casual - dá sim para usar na beira da piscina - quando combinado com peças de apelo urbano, como jeans e trench coat, ele se torna moderno.
- Quem disse que ele não orna com alfaiataria? Se jogue no terninho e para conquistar visual mais harmônico, eleja um modelo de tonalidade similar nos pés.
- Subverter a clássica calça wide leg risca de giz com bolsa metalizada e clogs é outra forma criativa de aderir à tendência.
- Aliás é importante ressaltar que o item pode ser o ponto chave para deixar composições básicas mais interessantes. Reparem como ajudam a elevar o resultado final da fórmula blazer, jeans e blusa sequinha. O segredo é manter a cartela de cores similar. Tanto no monocromático clarinho usado com acessórios terrosos.
- Ou então no blazer xadrez em cinza arrematado por complementos em preto e marrom. Sofisticação sem esforço.