As saias estão sempre em destaque na moda, das luxuosas maxi às polêmicas cargo, chegando nos comprimentos mini, a oferta não para de aumentar. Eis que agora, junta-se ao grupo um verdadeiro clássico que andava esquecido, a saia lápis.
A principal novidade quando se trata do modelo não tem tanto a ver com o design, mas sim com a forma de usar. Normalmente ligada aos looks de trabalho, a proposta é expandir as possibilidades reinventando o item através de styling moderno.
Claro que usar no escritório continua sendo uma bela ideia mas, com um pouco de criatividade, dá para aproveitar ainda mais a peça, em variados contextos e adaptando-a a todo tipo de estilo. Ficou curiosa? A seguir, a gente mostra como atualizar a saia lápis.
Em sua forma mais tradicional, a sugestão é trazer emoção através de elementos inesperados, como substituir a camisa por uma regata, instantaneamente deixando o look menos conservador. O cinto largo com detalhe de corrente aliado a bolsa trazem a sofisticação para garantir que o resultado continue apropriado para momentos formais.
A malha de corte esportivo é alternativa sutil para deixar a composição atual, sem correr risco de ficar demasiadamente despojado para ambiente de trabalho. Finalize com bolsa de cor contrastante para servir como ponto de luz no look.
A camiseta também é bela sugestão, assim como brincar com as proporções através de comprimentos diferentes. O trench coat envernizado substituindo o blazer é solução poderosa para os momentos que você deseja uma produção mais impactante Mas vale lembrar, caso você tenha um estilo menos ousado, o mesmo look com trench tradicional bege ou em outra cartela neutra funcionaria igualmente bem.
Clássico "pero no mucho" com casaqueto de tweed em versão cropped. A padronagem xadrez mantém a composição no âmbito sofisticado, mas o brinco maxi e a bolsa com detalhes de strass garantem irreverência.
Na dúvida, se jogar em cores marcantes ou texturas são métodos infalíveis de renovar a saia lápis como nesse exemplo de tailleur estilizado fugindo dos tecidos de alfaiataria para uma versão de couro em tonalidade vibrante.
O blazer é companhia usual, mas no combo com top cropped e saia de renda ganha ares noturnos.
A maneira de usar tem o poder de transformar completamente qualquer peça. Que tal combinar a saia lápis com tricô oversized e bota de montaria? Lembre-se de eleger uma cartela monocromática para um efeito alongador.
Outra proposta interessante é lançar mão da blusa justinha de tule, tipo segunda pele, que é uma das peças do momento e adiciona toque moderno.
Dentre as atualizações do modelo, o comprimento um pouquinho mais longo, logo abaixo do joelho, e o cós baixo são onipresentes e remetem à moda dos anos 90, afastando a saia lápis do conservadorismo com o qual normalmente é associada. Arremate com regata simples e acessórios delicados para arrasar na vibe minimalista.
Além do update no design, detalhes de assimetria e recortes estratégicos também chegam para emprestar frescor à saia lápis. Aqui, o vazado no cós, elemento que tem surgido bastante em calças, está presente injetando sex appeal à produção.