Um dos tópicos centrais na “guerra" que rolou entre geração Z e millenials há alguns meses, a sapatilha foi citada pela turma mais jovem como exemplo máximo de cringe. Concordando ou não com o veredito e independentemente de qual lado você se encontra, o fato é que muita gente nunca deixou de usar o calçado – e nem deveria, já que estilo deve ser reflexo da personalidade, vontades e essência de cada indivíduo. Tendências só são relevantes se fizerem sentido nesse contexto.
Porém, a moda adora um retorno triunfal e adivinhem quem sai do seu exílio fashion e ascende mais uma vez? A polarizante sapatilha. Seja para quem nunca parou de usar ou para quem acaba de redescobri-la, confira a seguir fórmulas infalíveis e atualizadas de inseri-las nas suas produções.
Inspiração no balé
As versões inspiradas nas sapatilhas de balé – com elástico, em couro maleável, bem leves – são ponto alto e trazem conforto à qualquer composição.
Amarrações
Com amarração e escalopadas, elas ficam modernas e funcionam lindamente com jeans ou com vestidos de apelo romântico, comprovando sua versatilidade.
Bico fino
Com bico fino, ganham ar mais sofisticado e agradam em cheio quem acha o calçado demasiadamente juvenil. Escolher uma cor em tom mais próximo da sua pele é aposta certeira se você sente falta dos centímetros extras oferecidos pelo salto, já que o combo é alongador instantâneo.
Com alfaiataria
Que tal suavizar a produção de alfaiataria oversized? A sapatilha é a companhia ideal para atingir o resultado, fugindo do óbvio e adicionando feminilidade.
Mix de tendências
Quer ficar cool sem esforço? Esse mix de tendências hit da quarentena pode ser uma boa ideia: pegue a calça de moletom do conjuntinho, uma camiseta branca, blazer e finalize com sapatilha. Despretensiosamente chique.
Jogo de contrastes
Finalizando produções compostas por peças de couro, instrumento certeiro para contrapor o peso do material.
Cozy
A moda cozy segue com tudo. Nos pés, isso significa muitos modelos adornados por pelúcia e outros toques aconchegantes. Óbvio que a sapatilha não fica de fora e ficam lindas quando usadas com jeans e suéter.
Decoradas
As opções decoradas são as favoritas da estação. Cristais bordados e pérolas se destacam entre as escolhas, e os modelos elevam automaticamente qualquer look. Elas mudam completamente de cara dependendo do styling: com saia midi e longuete, remetem ao estilo minimalista dos anos 90 com cartela neutra e mix de texturas; já aliada ao comprimento mini, o espírito é 60s e charmoso.
Estilo romântico
Quem não abre mão do espírito princesa inerente ao modelo, pode se jogar nas versões decoradas e combiná-las com peças que carregam a mesma essência, como o vestido com saia rodada em tom clarinho.
Correntes
Correntes também têm vez e adicionam atitude à sapatilha, quebrando seu açúcar característico.
E você, onde se encontra no debate? A favor ou contra as sapatilhas?