Muda o ano, mas a predileção atual da moda por sapatos que geram opiniões extremamente polarizadas continua. O assunto ganhou força com a tendência dos chamados “ugly shoes”, nome dado aos calçados que priorizam conforto à estética e remetem a modelos esportivos ou aqueles usados por pais de família e turistas em meados da década de 1990.
Em 2021, a praticidade continua levando vantagem e uma nova leva de opções pouco ortodoxas chega para disputar espaço em nossas produções - e, claro, gerar reações variadas. Veja:
Clogs
Eles surgiram até na passarela do último desfile da Hermès e só ganham mais força. Seja na versão com salto de madeira ou adaptados de chinelos, a única certeza é que farão parte das propostas fashion nos próximos meses.
Tênis retrô
Já faz tempo que os tênis foram incorporados ao dia a dia - e isso só foi enfatizado com a febre da moda athleisure. A "novidade" vem direto do passado e, nesta temporada, quem ganha os holofotes são os modelos com design “antiguinho", meio 70's/meio 90's.
Tratorados
Do mocassim preppy com clima colegial até às botas que são um mix de combate e montaria, o solado tratorado, mais “grosseiro”, é o favorito da vez. Promete ser o maior hit do inverno.
Aqui, suavizando com saia curtinha, listras e casaco quente:
Mix street com itens clássicos, como blazer e bolsa matelassê com alça de corrente:
Sapatos de chuva
Similar à tendência citada acima, os modelos para chuva são um híbrido entre os famigerados crocs e as galochas. De borracha ou misturados com couro, é inegável que oferecem praticidade, mas seu efeito estético gera debate.
Procurando alguém para culpar? A marca Bottega Veneta é a responsável por disseminar a tendência no mainstream e suas “puddle boots” esgotaram em poucos dias.
Pelúcia
O uso do material em calçados não é exatamente novidade, mas sua presença ganha prestígio ainda no embalo do período de confinamento, que trouxe o conforto para o primeiro lugar da fila de exigências. Quem já cultivou o sonho de passar o dia usando pantufa, mesmo em público, vai adorar a tendência! A saída gradual de casa não significa que suma dos nossos looks - pelo contrário, o domínio promete continuar até mesmo depois da superação do período de pandemia e distanciamento social.
Foco nos dedos
Unindo o minimalismo dos anos 1990 com toques anatômicos, as sandálias e mules com o detalhe têm uma elegância cool difícil de resistir - principalmente, para quem adora um design arrojado.