Algumas pessoas não sabem, mas é essencial que a gente consuma gordura para manter um equilíbrio no nosso organismo. A gordura é fundamental para uma série de funções, como manutenção da temperatura corporal, proteção dos órgãos e formação de diversos hormônios.
Entretanto, existem diferentes tipos de gorduras, e algumas são mais saudáveis que as outras. Veja:
Gordura saturada
É encontrada principalmente nos alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, bacon, banha de porco, leite e queijos, mas também no óleo de coco. O excesso dela está relacionado com o desenvolvimento de doenças crônicas, como pressão alta, diabetes e colesterol alto. Devemos restringir o consumo para manter a boa saúde.
Gordura insaturada
São os conhecidos ômegas (3, 6 e 9), que são essenciais para nossa saúde. Nosso corpo não produz naturalmente gorduras insaturadas, portanto, precisamos consumi-las. Existe um equilíbrio ideal de consumo entre os diferentes ômegas, pois eles têm papel fundamental no controle da inflamação do metabolismo. As principais fontes de ômega-3 são semente de linhaça e chia e peixes de águas profundas (salmão, atum e sardinha); de ômega-6 são óleos vegetais e castanhas, nozes e amêndoas; e de ômega-9 são o azeite de oliva e o abacate.
Gordura trans
O processo da gordura “se transformar” em trans não ocorre naturalmente na natureza, por isso, quem consome alimentos integrais não tem problemas. Já quem ingere muita fritura e alimentos ultraprocessados e industrializados está mais exposto aos efeitos do seu consumo. Em excesso, ela aumenta chances das mesmas doenças que a gordura saturada, com a desvantagem de diminuir o colesterol HDL, que é como um “sistema de varredura” que diminui o excesso do colesterol do sangue. A gordura trans está em massas de bolo prontas, biscoitos recheados, margarinas, salgadinhos de pacote, sorvete, fast food, lasanhas congeladas, nuggets de frango e pipoca de micro-ondas, e também no reuso de óleos vegetais de cozinha (quanto mais utilizamos o mesmo óleo para fritar, maior é a concentração de gordura trans). Devemos evitar o consumo desse tipo de gordura.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.