Faltam apenas três meses para o final do ano gregoriano. Na astrologia, este período é visto como um momento de intensas vibrações energéticas. Tudo começa em outubro, com dois eclipses.
Na primeira quinzena do mês, teremos um eclipse solar total e visível no Brasil e esse evento pode ter impactos que se estenderão por até meio ano após o seu alinhamento. Além disso, no dia 28 de outubro, um eclipse lunar iluminará o céu noturno.
Em novembro, a lua nova em escorpião em conjunção com Marte traz um mês de intensas emoções. É um período propício para o desapego, a liberação do passado e que favorece a iniciativa para novas conquistas emocionais.
À medida que nos aproximamos de dezembro, Mercúrio retrógrado se prepara para a virada do ano. O final de 2023 promete trazer muitas energias intensas de purificação, transformação e renascimento. Esteja atento às oportunidades de crescimento pessoal e evolução que o período pode proporcionar.
Purificação
Em outubro, o grande convite do céu astral é para colocar ordem na vida interna, definir limites emocionais, cuidar da autoestima e, com isso, preservar a harmonia nas relações afetivas. O eclipse solar no dia 14 de outubro ocorre no signo de libra e traz atenção para as relações, em especial as trocas e a reciprocidade de forma geral.
Isso quer dizer que, nas próximas semanas, tendemos a ter mais atenção ao quanto damos e recebemos de cada relação, o que deve servir como um impulso para cultivar o equilíbrio nas atitudes pessoais, não exigindo demais do outro e tomando maior consciência sobre si mesmo.
O eclipse solar é o momento de revelação de questões emocionais que estavam ocultas ou bloqueadas. Por isso, durante esse período, é normal que uma pressão emocional surja de forma mais perceptível. Nas semanas de outubro, a paciência, o autocuidado e persistência para mudanças são os maiores aliados. Evite decisões extremistas e nem deixe-se levar demais por emoções durante esse período, o eclipse é considerado um momento desafiador.
No final do mesmo mês, um eclipse lunar ocorre no signo de touro, reforçando a ideia de que é preciso abandonar várias estruturas para dar início a uma nova fase. Este é um potente momento para purificação, para deixar para trás as coisas que não deseja mais manifestar na sua vida pessoal e iniciar uma nova fase.
Renascimento
Novembro inicia regido pelo signo de escorpião, fortemente ligado ao renascimento e à renovação, o que deve trazer para fora a determinação para novas conquistas, força de vontade, vitalidade e ânimo. Uma vez que a lua nova está em conjunção com Marte, é possível identificar que o aumento de energia deve ficar mais visível a partir do dia 13 de novembro.
Um aspecto desafiador desse ponto astrológico é a impaciência e impulsividade, portanto, é importante ter cuidado com decisões instintivas durante esse último trimestre de 2023.
Além disso, a sexualidade pode ficar em alta durante novembro, sendo um mês em que é possível sentir uma maior autoconfiança para novas conquistas também no âmbito afetivo. É o momento de renovar as relações que já são sólidas e conhecer mais da profundidade e intimidade do outro para aquelas relações que estão começando.
Reavaliação
No fim do ano, Mercúrio fica retrógrado no signo de capricórnio para encerrar o ciclo de 2023. Mas nem só de desafios é o Mercúrio retrógrado. Claro que as tendências nos atrasos e as avaliações repetidas devem surgir. Este é o convite do céu astral para sair do piloto automático e retomar a autonomia sobre a própria vida.
Mercúrio retrógrado não é um vilão, apenas uma oportunidade de rever as coisas a partir de um novo ponto de vista. Por esse motivo, deve trazer atenção ao mesmo ponto mais de uma vez. No final do ano, há um convite para desacelerar e colocar mais presença nas atitudes para evitar ter de fazer duas vezes a mesma função. Durante o Mercúrio retrógrado, é comum haver alguns ruídos e distorções na comunicação.