Para a astrologia, cada estação do ano tem uma energia diferente. Existem signos que gostam de períodos agitados e ensolarados, enquanto outros podem preferir os dias frios de recolhimento.
Por ter origem no Hemisfério Norte, a tradição astrológica relacionou signos do zodíaco com a natureza deste hemisfério. Isso quer dizer qu,e no início da primavera, temos áries; no outono, libra; no início do inverno, capricórnio; e do verão, câncer.
Confira as estações que têm mais a ver com cada signo do zodíaco de acordo com a astrologia tradicional:
Primavera
A primavera está relacionada com áries, touro e gêmeos. As energias da estação combinam com as personalidades e características desse signos. Em áries, tem relação com a energia intensa de iniciativa, novos começos, renascimento e potenciais.
Nessa estação, a natureza também se enche de cores e aromas, criando um ambiente envolvente e agradável, além de estar relacionada ao crescimento das plantações e à estabilidade da terra, o que se encaixa bem com a natureza estável e apreciativa de touro.
Durante esse período do ano, a energia é mais vibrante, extrovertida, expansiva. As pessoas saem mais e as oportunidades de interação social aumentam. Isso se alinha com a natureza comunicativa e curiosa de gêmeos, que prospera em ambientes nos quais há muitas coisas acontecendo e novas informações para descobrir.
Verão
As energia naturais do verão são associadas aos signos de câncer, leão e virgem.
Câncer é regido pela Lua e está ligado às emoções, ao cuidado e à família. O verão é a estação em que os dias são mais longos, o sol brilha intensamente e as pessoas tendem a passar mais tempo ao ar livre, aproveitando a vida familiar e social. A energia calorosa e acolhedora do verão se alinha com a natureza compassiva, protetora e familiar de câncer.
Em sua relação com o signo de leão, o verão traz o brilho, a força e a vitalidade fortemente relacionados a esse signo. O leonino é conhecido por sua natureza confiante, extrovertida e carismática, e o verão proporciona o cenário perfeito para brilhar e ser o centro das atenções, seja em festas, eventos ao ar livre ou atividades sociais.
No verão, a natureza está em pleno crescimento, com colheitas em vista. Isso se relaciona com a praticidade e o detalhismo de virgem, que gosta de organizar e cuidar dos pormenores. O verão oferece oportunidades para planejar, organizar e aperfeiçoar, aspectos valorizados por virginianos em seu desejo de melhorar as coisas ao seu redor.
Outono
No outono, a energia de equilíbrio e maturidade é encontrada em abundância na natureza, o que traz o ambiente perfeito para os signos de libra, escorpião e sagitário.
Libra é o signo representado pela balança, o que indica uma busca por equilíbrio e harmonia em todas as coisas. No outono, o ambiente é favorável e a energia propícia para esse signo. Além disso, o equinócio de outono marca um equilíbrio entre o dia e a noite, algo que se conecta com a busca dos librianos.
Em escorpião, a conexão surge com a atmosfera de recolhimento e introspecção que o outono traz. O signo de escorpião é ligado à transformação e ao mistério. O outono é a época de transição, quando a natureza começa a se recolher e a se preparar para o inverno. Dessa forma, existe similaridade com a energia profunda e intensa de escorpião, que é muitas vezes associada à introspecção e ao mergulho nas emoções.
Sagitário tem como característica a procura por significado, a expansão do conhecimento e o gosto por viagens. Nesse sentido, o outono convida a uma conexão pessoal e interior, facilitando a descoberta de novos mundos internos e também fortalecendo o aspecto da reflexão, uma forte característica dos sagitarianos. Além disso, o clima mais fresco e as paisagens outonais convidam para aventuras ao ar livre, o que se alinha com a natureza aventureira e expansiva de sagitário.
Inverno
O inverno do Hemisfério Norte inicia com o signo de capricórnio, o que traz características que conversam diretamente com esse signo. A estação é um momento de desafio na natureza na qual a paciência, a resistência e a determinação são fatores determinantes para o bem-estar. Capricórnio é um signo ligado às recompensas que surgem a partir de dedicação e esforço. Seu temperamento é mais introspectivo e maduro. O capricorniano é cauteloso e gosta de planejamento a longo prazo. Por esse motivo, o inverno é uma estação de poder para esse signo, que muitas vezes espera pacientemente para colher os frutos de seus esforços.
No signo de aquário, a relação com o inverno pode provocar a curiosidade criativa e a busca por inovação. O clima frio e as noites longas podem inspirar os aquarianos a explorar ideias progressistas e conceitos futuristas. É uma época propícia para reflexão profunda e para quem for de aquário se envolver em atividades intelectuais.
Já em peixes, a meditação e a exploração das dimensões emocionais e espirituais são ligadas à estação da introspecção. Por esse motivo, os piscianos podem apresentar conexão com o inverno.
Diferenças de Hemisférios
Embora a astrologia tenha raízes no conhecimento estruturado do Hemisfério Norte, é uma tradição que passa por adaptações e evoluções à medida que considera a natureza do ambiente no qual um indivíduo está inserido.
Por essa razão, podemos reconhecer que os signos nascidos no Hemisfério Sul podem ter uma relação direta e oposta com as estações do Hemisfério Norte. Isso implica, por exemplo, que um capricorniano nascido no Hemisfério Sul possa sentir uma conexão mais forte com o verão, enquanto um geminiano pode se identificar mais com o outono.
A ideia de associar os signos a estações pode servir como uma ferramenta valiosa de autoconhecimento. No entanto, é fundamental lembrar que o autodescobrimento é um processo contínuo e em constante evolução.