Um eclipse solar anular poderá ser visto no céu do Brasil no dia 14 de outubro. Este é um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano, e os habitantes de algumas capitais terão a sorte de observar com maior nitidez a formação do "anel de fogo".
Conforme a imagem acima, a área mais escura indica o local com as cidades mais privilegiadas para acompanhar a anularidade. As capitais contempladas serão dos Estados do Norte e Nordeste do país.
Natal, no Rio Grande do Norte, tem a maior porcentagem de cobertura do sol, com 88,52%; Em seguida, João Pessoa, na Paraíba, chega a 88,50%; Manaus, no Amazonas, fecha o "pódio", com 88,32%.
Outras capitais com a porcentagem de visibilidade acima de 80% serão: Teresina, no Piauí; Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará; Maceió, em Alagoas; e Palmas, no Tocantins.
Como acontece o eclipse solar?
O eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando uma sombra sobre o planeta e escondendo parcial ou totalmente o disco solar para um observador na Terra. O evento que poderá ser observado dia 14 em boa parte do território brasileiro é do tipo anular, que ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra ao mesmo tempo em que está no ponto de sua órbita mais distante do nosso planeta, o chamado "apogeu".
Por causa da distância maior em relação ao nosso planeta, o satélite não cobrirá por completo o Sol, deixando-o com a aparência de um "anel de fogo".
Quando começa o eclipse solar no Brasil?
De acordo com o portal Time and Date, o começo do eclipse solar no Brasil será às 14h05min (horário de Brasília). A fase anular começa às 15h52min e termina às 16h48min, durando cerca de 55 minutos. O encerramento completo do fenômeno astronômico está previsto para as 17h55min (horário de Brasília).
*Produção: Nikolas Mondadori