Na madrugada desta quinta-feira (14), a lua inicia a sua fase minguante no signo de capricórnio e, para a astrologia, esta será a energia dominante nos próximos sete dias.
Conheça, a seguir, as tendências e energias que esta fase traz para todos os signos do zodíaco.
Humor
A lua traz um momento propício para a reflexão e autoconhecimento. Além disso, desta vez, a nova fase ocorre no signo de capricórnio, de elemento terra, relacionado ao campo prático e material.
Por isso, não estranhe se, nos próximos dias, um temperamento mais sério, pragmático e recolhido aparecer. Vale lembrar que o lado mais desafiador deste aspecto astrológico é o humor. Por isso, nos próximos dias, uma atmosfera de seriedade tende a dar as caras.
Atenção para não cair no mau-humor e pessimismo. Em seu aspecto de desafio, a fase minguante pode trazer um temperamento mais avaliativo e, em alguns casos, resoluto e/ou até sisudo.
Este é o momento ideal para refletir e tomar decisões baseadas na maturidade. Ou seja, o céu astral convida a colocar em prática o lado mais responsável e adulto.
A autorresponsabilidade é um tema diretamente relacionado a capricórnio e este é o momento de poder para conversar honestamente consigo e definir prioridades.
Desapego
Nos próximos sete dias, a energia do céu astrológico traz um convite para o desapego: é hora de abrir mão de atitudes e hábitos que não têm permitido o crescimento pessoal, mas também de tudo o que está velho e ultrapassado. Aproveite o momento para dar um novo destino àquilo que está parado ou em desuso.
Poderemos contar com um empurrãozinho do céu astrológico para desapegar, por isso, é hora de abrir mão de objetos antigos, roupas do fundo do armário, ou até mesmo de rotinas desgastadas. Todos estes são movimentos benéficos nesse período e poderão abrir novos caminhos. A lua minguante ocorre em conjunção com o planeta Plutão e pode ser um bom momento para transformação e renascimento.
Sensibilidade
A lua minguante em capricórnio sugere sensibilidade em questões afetivas. Este aspecto é considerado o exílio lunar, ou seja, é possivel que as relações ganhem um tom mais sério, prático e menos carinhoso ou afetuoso.
Durante esta fase, dedicar um momento ao autocuidado e estar atenta para preservar os próprios limites emocionais poderá fazer toda a diferença.
Tempo
O tempo e o uso do tempo pessoal também são temas relacionados a este aspecto planetário, que pode propor um olhar mais avaliativo sobre onde se está depositando a energia vital e pessoal. Cuidado com as cobranças e as altas expectativas: a vontade de ser mais produtivo e chegar mais longe pode aparecer mais fortemente. Então, vale lembrar que vence quem consegue lidar melhor com as frustrações.
A maturidade é um dos grandes benefícios desta fase lunar que ensina a esperar o tempo certo de colher e plantar. Além disso, a produtividade pode ser muito maior ao se tornar mais consciente dos próprios limites.