Embora não seja considerada uma doença, a celulite pode ser sinônimo de muito incômodo estético — o Ministério da Saúde estima que 95% das mulheres adultas tenham celulite. A condição ocorre principalmente na região das coxas, glúteos e quadris, locais em que as mulheres tendem a acumular mais gordura do que os homens, mas pode também acometer outras áreas como abdômen e braços, especialmente entre pessoas que têm maior acúmulo de gordura ou com idade avançada.
O aparecimento da celulite, explica a dermatologista Manuela da Silva Spohr, está relacionado a fatores como predisposição genética, anatomia da mulher, acúmulo excessivo de gordura e envelhecimento — com a perda natural de colágeno ao longo do tempo, a pele se torna mais flácida e, consequentemente, os buraquinhos ficam mais evidentes. A obesidade não é uma condição obrigatória para a sua existência, de forma que há mulheres magras com celulite.
Quatro formas de tratar celulite
Para quem recorre aos consultórios dermatológicos, não faltam opções, mas o método mais adequado para cada mulher vai depender da avaliação médica e deve levar em conta características como quantidade de gordura na região e firmeza ou flacidez da pele.
Segundo Manuela, há quatro técnicas principais que estão em alta entre as pacientes, sendo elas a subcision (ou subcisão), os procedimentos de quebra de gordura localizada (com ultrassom macrofocado ou enzimas injetáveis), o uso de bioestimuladores de colágeno e os preenchimentos com ácido hialurônico.
Subcision
É possível tratar a celulite atuando diretamente nas traves fibróticas. Isso pode ser realizado por meio da técnica chamada subcision (ou subcisão), em que utiliza-se uma agulha específica para esse tratamento e rompe-se as traves que estavam tracionando a pele e ocasionando os furinhos.
O tratamento é feito em consultório, com uso de agulha específica para este fim. O procedimento também costuma ser feito com anestesia local, tópica ou injetável, para reduzir o desconforto.
— A subcision foi desenvolvida por uma dermatologista brasileira, Doris Hexsel. Nesta técnica original, não se injeta produtos, mas a gente pode associar a subcision com a injeção de bioestimuladores de colágeno.
Quebra de gordura localizada
Por mais que a alimentação e as atividades físicas estejam em dia, a gordura localizada pode ser um empecilho à pele lisinha. Para esses casos, é possível lançar mão de tecnologias como o ultrassom macrofocado, aparelho que emite ondas que produzem um aquecimento focal das camadas mais profundas da pele — no caso do combate à celulite, o foco é na camada de gordura.
— Esse aquecimento bem localizado promove a morte e redução de células de gordura — explica a dermatologista.
Outra opção é injetar enzimas que promovem a quebra da gordura, presentes em produtos chamados emptiers:
— Emptiers são os "esvaziadores de gordura". Trata-se de uma substância que é injetada no local desejado com uma agulha fina. As duas principais substâncias utilizadas pelos dermatologistas são o desoxicolato e a fosfatidilcolina, que muitas vezes vêm associadas no mesmo produto. Quando injetadas, essas substâncias fazem a quebra da gordura e a redução das células adiposas — detalha Manuela.
Bioestimulador de colágeno
O envelhecimento e a queda natural da produção de colágeno torna a pele das mulheres menos firme. Amenizar a flacidez também é uma forma de melhorar o aspecto da celulite. Para torná-la mais firme, a dermatologia dispõe de tratamentos com bioestimuladores de colágeno, em que são utilizados produtos populares como Sculptra e Radiesse.
— Os bioestimuladores de colágeno fazem um novo colágeno ser produzido nos locais de aplicação. E, com isso, há um aumento da espessura e da firmeza da pele — afirma a médica.
Preenchimento com ácido hialurônico
Uma das técnicas mais recentes no combate à celulite é a da utilização de ácido hialurônico para dar mais volume ao bumbum como um todo. Nela, utiliza-se pequenas cânulas para injetar o produto, dando um volume à região e consequentemente uniformizando o aspecto da pele.
— A pele fica melhor acomodada, o que melhora o aspecto dos furinhos. O ácido hialurônico é semelhante ao injetado nos preenchimentos faciais, porém em maior quantidade. No glúteo, geralmente é preciso de pelo menos 20ml a 30ml de ácido hialurônico para um bom resultado, enquanto no procedimento facial costuma-se utilizar menos — explica a dermatologista.
Cuidado diário
No dia a dia, é possível adotar algumas medidas para melhorar o aspecto da celulite. A primeira dica da especialista é prestar atenção à alimentação e seguir uma dieta saudável e equilibrada que ajude a manter o peso controlado e estável. A segunda orientação é incluir na rotina a prática de atividade física, que ajuda a queimar gordura e fortalecer os músculos, melhorando o aspecto geral das regiões onde a pele é mais irregular.
— Não existe um alimento que, por si só, seja o vilão que causa mais celulites. Mas sabe-se que qualquer dieta que promova um ganho de peso e, consequentemente, um acúmulo de gordura nas regiões que estão mais propensas a desenvolver celulite, vai contribuir para o aparecimento dessas irregularidades na pele da mulher — afirma Manuela.
Retenção de líquido vs. celulite
É comum associar celulite com retenção de líquidos, mas a dermatologista ressalta que são condições diferentes. A celulite é uma questão anatômica que envolve as já mencionadas gordura subcutânea e "traves fibróticas", que repuxam a pele e criam o aspecto de buraquinhos. Já a retenção de líquido é o acúmulo de água entre uma célula e outra, e esse inchaço pode ocorrer por diversas causas, tais como problemas de circulação, sedentarismo, alimentação incorreta, problemas nos rins e outros.
— Tratamentos como drenagens e massagens podem ser muito eficazes para essas pacientes na redução desse inchaço, mas não vão atuar na celulite em si — explica a médica.
Segundo a dermatologista, os cremes para celulite, apesar do grande apelo que a indústria tem para esse tipo de produto, não funcionam:
— Os cremes não funcionam porque não têm a capacidade de desfazer os septos fibrosos que causam a celulite, não tem a capacidade de reduzir gordura localizada e nem de melhorar a flacidez, que são as principais causas da celulite.