Já pensou em eliminar as pontas duplas do cabelo sem precisar mexer no comprimento dos fios? Esse é o diferencial do corte bordado, técnica que voltou a ganhar popularidade entre a mulherada que busca alternativas para remover as pontas danificadas sem encurtar o cabelo.
— O resultado após o corte bordado é bastante visível, porque tira todas as pontas duplas e ressecadas que fazem o cabelo ficar com aspecto arrepiado — garante a cabeleireira Juliana de Lima Soares, que trabalha no aplicativo BNYOU.
A técnica é a melhor pedida para quem é adepta de química nos fios, explica Diana Scaletsky, hairstylist do salão RhedCo. Mas funciona bem para outros casos:
— É indicado para os cabelos que estão ressecados ou danificados pela coloração, descoloração, alisamentos, uso de secador e chapinha, pela exposição prolongada ao sol ou pelo tempo desde o último corte. Retira não somente as pontas duplas, como limpa todo o comprimento — afirma ela.
Saiba quais são as outras vantagens do corte:
Xô, frizz!
Além de “cortar” as madeixas sem tirar volume e comprimento, o corte bordado ajuda a dar mais vida aos fios e a eliminar o frizz, diz Juliana:
— A técnica também garante um desembaraço mais fácil.
Efeito revitalizado
O corte promove fios mais macios ao toque e com aparência saudável, além de deixar os cachos mais definidos, garantem as profissionais.
Fica a dica: a tendência segue no verão
A aposta das cabeleireiras é de que o corte siga firme para a estação de calor.
— É quando o cabelo fica mais exposto e fragilizado por causa do mar, do sol e da piscina — lembra Diana.
E como funciona?
Além dos salões de beleza que oferecem a técnica, também é uma opção fazer o corte com uma máquina removedora de pontas duplas, disponível para compra em grandes magazines.
— É necessário pegar mecha por mecha e passar dentro da máquina devagar, como se estivesse passando uma prancha. A máquina seleciona apenas as mechas que estão com pontas duplas, consertando o aspecto “espetado” sem tirar o comprimento — explica Juliana.
Diana, entretanto, ressalta que o corte bordado não substitui o tradicional. Para uma revitalização completa dos fios, o ideal é combinar os dois tipos.
— Pode ser feito no intervalo entre um corte tradicional e outro para quem quer deixar o cabelo crescer. O ideal é conversar com um profissional para avaliar a sua necessidade — aconselha.