Os fios brancos estão começando a aparecer e você quer retocar a tintura do cabelo, mesmo preferindo evitar a ida ao salão de beleza neste momento? Separe um pote, um pincel, um pente, luvas e uma toalha, e siga o passo a passo das profissionais Nandria Lazzaron, colorista no Kapo, e Tais Mais, colorista no Espaço Leo Sampaio, para realizar o procedimento em casa.
Lembrando que as dicas não substituem o trabalho de quem domina a técnica de coloração. Mas podem funcionar para "quebrar o galho" durante esse período de distanciamento social.
Faça o teste de sensibilidade
Para evitar irritações ou alergias na pele, as especialistas recomendam que, antes de iniciar o processo, você aplique uma pequena quantidade do produto já preparado atrás da orelha com um cotonete. Deixe agir por 40 minutos, que é o tempo de ação para cobrir os brancos. Limpe o local. Se depois de 48 horas não houver qualquer tipo de reação, está liberado continuar com o procedimento sem preocupações.
Esteja com o cabelo limpo
Aquela história de que faz bem colorir com os fios sujos já é antiga. A dica de Nandria é aplicar a tinta quando o cabelo estiver limpo.
— Hoje em dia, nossas colorações não tem mais tantos metais pesados, não são tão agressivas. Antigamente fazíamos colorações na raiz com o cabelo sujo porque o sebo capilar fazia uma película e protegia a pele da agressão. Hoje, como as tintas não agridem mais daquela forma, quanto mais limpo o cabelo, melhor a cobertura e o resultado em termos de cor — explica.
Outra opção para proteger o couro cabeludo é o uso de spray de proteínas, que acalma a pele. Porém, tenha cuidado ao retocar a raiz para que o produto não blinde os fios brancos, tornando a cobertura da tinta ineficaz.
Não use a mesma mistura na raiz e no comprimento
Cada marca de coloração tem sua mistura específica. Mas uma dica geral é: nunca use a mesma medida em todo o comprimento. Isso porque a oxidação é mais alta na raiz. Ao usar a mesma quantidade em todo o cabelo, os fios podem ficar ressecados e pode dar a sensação que a cor ficou mais escura nas pontas.
Outro fator importante é não misturar tinta e oxidante de marcas diferentes.
— Cada marca tem sua tecnologia e é imprescindível seguir a forma de mistura de acordo com cada uma — ressalta Nandria.
Como aplicar a tinta
Ao tingir todo o comprimento, comece pela raiz. Para retocá-la, comece o processo pela frente, dividindo o cabelo na horizontal e formando mechas bem finas com o pente ou mesmo com o cabo do pincel.
A maneira correta de aplicar a tintura na raiz é com um pincel largo, afirma Tais.
— Assim, a cor fica uniforme e cobre perfeitamente o branco — pontua a profissional.
Depois de pintar, lave o cabelo com um xampu de pH baixo
Como o processo de coloração deixa o cabelo alcalino (mais poroso), o ideal é que a lavagem após a tintura seja feita com um xampu de pH baixo. Evite os de criança, que têm pH neutro. Opte por um hidratante, que costuma ter o pH baixo, para regular a acidez.
— O pH natural do cabelo fica entre 4,5 e 5,5, e em um processo de coloração simples, o pH vai para 9, 10 ou até mais. É bem importante deixar o fio mais ácido — indica Nandria.
Para quem ainda se sente insegura em arriscar nas pinturas permanentes, Tais indica os produtos de spray, que saem no banho, para dar um efeito de maquiagem nos fios. O jato deve ser borrifado apenas nos brancos, com uma distância de 10 a 15 centímetros da raiz.