A tendência do cabelo rosa voltou! A última a aderir foi a cantora Katy Perry, que retomou o visual pink em uma aparição no reality da TV americana American Idol na noite de segunda-feira (15). Quem não lembra desse look icônico que marcou a carreira da artista nos anos 2011 e 2012, com a turnê do álbum Teenage Dream?
Ficou afim de mudar também? É importante saber que o cabelo rosa exige muitos cuidados! Donna consultou o hair stylist Cristian Dallé, do Frenzy Saloon, em Porto Alegre, para saber mais sobre a tendência:
– A inspiração principal vem de cantoras pop como a Katy Perry, Lady Gaga e Nicki Minaj. Mas o rosa também representa muito a feminilidade. E esse é um momento bem forte do feminismo, das mulheres tendo mais voz e conseguindo expressar o que pensam. Acho que o rosa, como é uma cor bem feminina, veio também para simbolizar o poder da mulher.
Abaixo, ele explica o procedimento e lista dicas importantes para cuidar dos fios e mantê-los bonitos e saudáveis. Confira:
Descolorir danifica o fio
Para aplicar o tom rosa, do mais clarinho ao dourado, vai ser preciso passar por um processo de descoloração. Todo esse processo só é possível se o cabelo for totalmente descolorido ou então se for um cabelo natural extremamente claro. A descoloração em si gera um dano no fio, então é preciso fazer um trabalho de reconstrução e, como qualquer cabelo com química, ele vai precisar de um cuidado redobrado.
– O dano maior sempre é a descoloração, mas aqui no Sul boa parte das mulheres faz mechas, então a mulherada já está bem acostumada, não é muito diferente de fazer uma mecha.
Qual é a durabilidade?
Segundo Cristian, a durabilidade se dá de acordo com o cuidado que a cliente vai ter.
– Se ela usar um xampu adequado com pH baixo e produtos de proteção para cor, consegue fazer com que esses pigmentos prolonguem um pouco mais. Mas se for um xampu muito alcalino, como esses de farmácia e supermercados, a cor sai mais rápido.
Em geral, o tom costuma durar cerca de duas semanas.
Como ocorre o desbotamento?
Cristian afirma que hoje em dia existem produtos com colorações mais tecnológicas, com pigmentos que oferecem uma durabilidade maior e um desbotamento homogêneo. O que isso significa? Que a cor sai gradativamente, sem causar manchas no fio.
– Existem outros pigmentos e cremes tonalizantes que vendem em casas de cabeleireiros que acabam pigmentando mais e dando uma durabilidade um pouco maior, porém eles mancham, ou seja, o tom não sai homogêneo, ele sai conforme a porosidade do fio. Nas partes mais porosas, geralmente nas pontas, elevai desbotar mais e muitas vezes não chega a desbotar totalmente na raiz, então fica aquele cabelo manchado. O que, dependendo da necessidade e da vontade da cliente, é negativo ou positivo – salienta Cristian.
Quanto mais clarinho o tom, mais rápido ele desbota. Quanto mais intenso, mais durabilidade ele terá.
Como cuidar em casa?
É possível tratar os fios em casa, com os produtos adequados.
– O que eu indico para minhas clientes: xampu e condicionador para cabelos coloridos, para proteção da cor, e um leave-in. Um protetor térmico também vai bem, se a cliente usa chapinha ou babyliss.