Agora parece oficial! A franjinha está com tudo! A última a aderir ao corte foi a atriz Marina Ruy Barbosa, que anunciou a mudança no visual para seu novo trabalho, que será a próxima novela das 21h da TV Globo, O Sétimo Guardião. O look foi obra do cabeleireiro Anderson Couto e o resultado ganhou muitos elogios nas redes sociais.
Mas a franja tem sido uma escolha recorrente entre as famosas. Recentemente, Mariana Ximenes, que inclusive está morena, e Fernanda Nobre, ex-colega de elenco de Marina em Deus Salve o Rei, também adotaram a mudança.
Curta ou longa, próxima ao queixo ou desfiada, a franja pode ser usada em várias versões. Está pensando em fazer também? Donna ouviu dicas sobre o assunto para você considerar.
Estilo atemporal
Qualquer pessoa pode usar franja, sim! E elas podem ser simétricas ou assimétricas, curtas, na altura das sobrancelhas ou longas, usadas de lado. É um corte atemporal.
– Nunca sai de moda. As mais curtas e desfiadas estão no auge agora – aponta a cabeleireira Fernanda Borges, do RhedCo.
– A franja dá uma repaginada no corte sem que precise encurtar mais os fios de forma geral. É uma opção para sair do bob, sem radicalizar – completa a profissional.
Quem tem cabelo liso tem mais facilidade, mas crespas também pode usar.
– É importante levar em consideração o tipo de fio porque isso influencia nos cuidados diários – sustenta Fernanda.
Formato do rosto
Se você está na dúvida sobre qual estilo de franja adotar, é interessante fazer uma consulta com um profissional sobre qual modelo combina mais com o seu rosto.
– Tem gente que analisa tamanho da testa, formato do rosto, antes de fazer o corte. Testa pequena nem sempre comporta franja e um rosto redondo com franja pode causar impressão de maior – explica Fernanda.
Manutenção periódica
Ter franja é um compromisso real. Mais do que cortar as pontas do seu cabelo, é preciso manter visitas frequentes ao salão para preservar o corte e o comprimento. Se for reta, a manutenção é fundamental para manter a simetria.
– Cabelos com franja precisam muito mais de cuidados. O fio que mais se adapta realmente é o liso, pela facilidade de manutenção. Claro que uma menina de cabelo ondulado pode ter franja, mas ela certamente vai precisar escova- lá bem para mantê-la bonita ou no mínimo "ajeitada" – aponta a cabeleireira Dani Herok.
Ela sugere ainda o tipo de escova ideal para moldar a franja.
– É aquela quadrada, para deixar que a franja não fique nem tão reta, nem com a raiz levantada, muito arredondada. Fica mais natural. Já no cabelo liso, é só posicionar o secador de cima para baixo e usar os dedos. Só assim já fica com um caimento legal.
Para finalizar, pode ser usado um spray, mas atenção: borrife de longe, uns 15 centímetros de distância dos fios, para não ficar com aquele aspecto duro.
Leia mais: