O chef Rodrigo Hennemann, da Soul Pizza, na zona sul de Porto Alegre, irá concorrer no Campionato Mondialle Della Pizza, que acontecerá em 2023, em Parma, na Itália. São cinco dias de competição, com pizzaiolos de mais de 40 países, em que nunca teve um brasileiro como campeão. Com apenas dois anos atuando no ramo, Hennemann ganhou a seletiva nacional e, agora, vai “levar Porto Alegre para longe”, conta.
O casal, Rodrigo e Gláucia Hennemann, sempre trabalhou no setor de eventos e, com a pandemia, se viram na necessidade de explorar outro lado da gastronomia. Algum negócio que fosse possível empreender no delivery. Foi quando surgiu a ideia da pizza.
Rodrigo havia feito um curso de pizzaiolo, por hobbie, na Scuola Italiana Pizzaioli. E foi a hora exata de unir a necessidade com o desejo de tirar o sonho do papel. A qualidade que buscavam entregar nos eventos se manteve, o grande desafio agora era dominar o conhecimento para manter uma boa pizzaria em pé.
A começar pela massa com receita clássica italiana, que leva de 72 a 96 horas de maturação. Na Soul Pizza, o chef decidiu apostar nos recheios que agradam o paladar brasileiro e já são familiares, como quatro queijos, calabresa e frango com catupiry. Ingredientes de qualidade também pesam na conta. Por isso, o casal investiu em fornecedores confiáveis, como a farinha que vem diretamente da Itália.
Tudo começou quando Rodrigo participou da Copa Gaúcha de Pizzaiolos. A primeira experiência na competição serviu de aprendizado, já que a classificação não foi tão boa. O que poderia ser motivo para desistir impulsionou o chef a se aprofundar ainda mais nas técnicas da massa italiana.
O ponto de cozimento, as técnicas usadas para abrir a massa e o recheio são avaliados por jurados, que elencam uma nota de acordo com a harmonização dos três fatores. Desde o pH da água usada na massa até as medidas certas do blend de farinhas influenciam no resultado final da pizza, o que exigiu estudo e prática de Rodrigo.
O grande desafio para o campeonato, que acontecerá ano que vem, é entender o que é considerado uma boa pizza para os italianos. Rodrigo irá para a Parma um mês antes da competição, para realizar uma imersão no olhar italiano sobre a pizza. Os preparativos já começaram, como o curso intensivo de italiano para que a comunicação com os pizzaiolos locais facilite o processo de aprendizagem.
A escolha dos ingredientes e dos fornecedores da região também fica por conta do chef. A cidade é uma região com tradição nos queijos e no famoso presunto parma. E, na hora de escolher os fornecedores para sua receita na competição, é preciso conhecer os produtores locais.
São muitos detalhes a se estudar, para apenas 12 minutos de performance. É uma única chance de impressionar os jurados da categoria de pizza clássica. Há, também, a napolitana e a sem glúten, com representantes de diversos países.
A Soul Pizza funciona apenas por delivery e fica na Avenida Oswaldo Gonçalves Cruz, número 627, no bairro Ipanema. Para pedido, acesse o site ou ligue para o fone (51) 3907-9717.