Se você quer conhecer uma cultura, comece pela gastronomia. Ela é um ótimo ponto de partida para entender desde as preferências de paladar de um povo até mesmo a localização do país. A grande oferta de frutos do mar e produtos tropicais, por exemplo, são alguns indícios gastronômicos que dão ideia sobre o local.
A culinária coreana é muito marcada pelos sabores apimentados, além da combinação entre o salgado e o doce. Cinco elementos estão muito presentes na tradição da cozinha: o arroz, a massa, os vegetais, a carne e a soja.
Grande parte dos pratos típicos foram criados na era do Império, por isso a Coréia do Sul e a Coréia do Norte têm semelhanças na mesa. Porto Alegre já conta com ótimas referências dos pratos mais comuns, em restaurantes como o OKPO Culture e o Prime Korean Cuisine, onde você pode provar receitas tradicionais e ainda conhecer um pouco mais sobre a história por trás delas.
Selecionamos 8 pratos elementares na culinária coreana para você explorá-la!
KIMCHI
Provavelmente, o prato mais consumido nas Coréias. Isso porque ele pode estar presente nas três refeições do dia. Na verdade, o kimchi se trata de uma receita de fermentação, que pode acompanhar desde o café da manhã até a janta.
Em outras palavras, é uma conserva de vegetais fermentados, sendo a acelga com pasta de pimenta, alho e gengibre a versão mais tradicional. Há também receitas feitas com rabanete e com outros ingredientes, sendo o próprio kimchi um dos ingredientes de outros pratos. A receita foi tão importante para conservar alimentos antigamente, que se tornou um Patrimônio Imaterial da Unesco.
BULGOGI
Quando se pensa em receitas com carne bovina, o bulgogi é a principal opção. Normalmente, são cortes com bastante gordura. O que não pode faltar é a marinada! Leva molho de soja, açúcar, alho e gengibre. E, nessas horas, a regra é a mesma: quanto mais tempo marinando, melhor!
O preparo é simples e se assemelha ao churrasco como conhecemos, já que a carne é grelhada em uma chapa ou até mesmo numa churrasqueira. Na hora de finalizar, a cebolinha e o gergelim são indispensáveis.
TTEOK
Na Ásia, o arroz é elemento fundamental da culinária. E na coreana não poderia ser diferente. O Tteok é um bom exemplo de receita que evidencia as variedades do arroz e como se pode prepará-lo de formas criativas. Trata-se de um bolinho de arroz, em formato de croquete.
Há duas versões de pratos bem conhecidos que usam o tteok. O primeiro deles é o tteokbokki: o bolinho de arroz é frito e mergulhado num molho forte de pimenta. Já o tteokguk usa os mesmos bolinhos para fazer uma sopa deliciosa, com uma base de caldo de carne. O prato é tradição na ceia do Ano Novo Coreano, com a crença de trazer boa sorte para o novo ciclo.
BIBIMBAP
Se fossemos fazer com analogia da nossa à la minuta com a culinária coreana, o bibimbap seria a representação perfeita. É um prato muito popular, por ser simples e cheio de nutrientes. Sua tradução seria “comida mesclada”, isso porque, em uma tigela, vai arroz branco, vegetais e carne. Sempre finalizado com pimenta, gergelim e um ovo.
GIMBAP
Em outras palavras, podemos dizer que é o sushi coreano. Mas um pouco mais simples! O bolinho de arroz envolto em alga segue o mesmo, a diferença está no recheio, que leva vegetais, carne e omelete.
Basicamente, o que tiver na geladeira. Os recheios mais comuns são pepino e cenoura crus. Por levar proteína, vegetais e arroz, é considerado uma refeição completa, muito comum para comer fora de casa, pela praticidade.
GOCHUJANG
Quando se fala em molho de pimenta, provavelmente está se falando do gochujang. Ele vai no kimchi, no tteokbokki e no frango frito coreano. A base é feita de pimenta malagueta, arroz glutinoso, soja e sal. Alguns pontos tornam a pimenta tão comum, como o sabor adocicado, ingredientes acessíveis e benefícios para a saúde, por ser um molho fermentado.
BANCHANS
Banchans não são um prato em específico, mas sim acompanhamentos. Usualmente, as pessoas recebem suas porções de arroz ou sopa e, na mesa, ficam distribuídos os banchans. Eles podem ser vegetais cortados, diferentes tipos de carne, macarrões, molhos e toppings, como gergelim.
É só escolher seus preferidos e montar a composição no seu próprio prato. Os banchans podem variar de 3 a 12 opções, dependendo da importância do evento. Os mais comuns são: kimchi, namul (legumes cozidos e temperados), bokkeum (algum tipo de carne frita com molho, como o gochujang) e omelete.
DALGONA
Para quem assistiu a série da Netflix, “Round 6'', vai saber do que se trata esse doce. É um biscoito coreano muito popular, por ser feito apenas com açúcar e bicarbonato de sódio. O círculo crocante se transformou num passatempo das crianças, que brincam de comer o biscoito pelas beiradas sem quebrá-lo.