É cada vez mais comum irmos em cafés e bistrôs e vermos cães acompanhando seus tutores. O que já era tendência na Europa há muitos anos, ganhou força no Brasil com a lei de 2018 que permite cachorros em restaurantes, desde que autorizado pelo proprietário.
Em Porto Alegre, quase que a totalidade de estabelecimentos informais com espaço ao ar livre aceita animais. Para citar alguns que o Destemperados visitou recentemente: Santa Fermata, Sabor de Luna, Oh Brüder, Griffe Patisserie, Café & Prosa e Poza Café.
Porém, ainda são poucos que vão além e realmente exploram o universo pet friendly, como é o caso do Santa Fermata. A proprietária, Mariana Keller, conta que a cafeteria nasceu para acolher quem trata os cães como filhos e quer levá-los nos momentos de lazer.
- Muito além da comida e do atendimento, construímos o Santa Fermata para que as pessoas entrassem e sentissem uma energia boa. O café é aliado ao Projeto Toto, em homenagem à minha cachorrinha que faleceu, que junta recursos para a castração de cadelas de rua - conta.
O Santa Fermata é totalmente pensado para os cães. Lá, eles podem subir no sofá, têm potes de água e petiscos à disposição, além de um cardápio de “cãomidinhas”, que tem até brigadeiro canino.
Outro espaço pet friendly que tem chamado a atenção em Porto Alegre é a padaria Sabor de Luna. Seu grande jardim recebe animais todos os dias, e não são apenas cachorros, como garante a proprietária Tatiana Druck.
- Temos um espaço ao ar livre maravilhoso, então é claro que seríamos pet friendly. A surpresa foi que os clientes não trazem só cachorros, já recebemos cacatua, porquinho da índia e por aí vai. As crianças adoram porque acaba sendo uma atração diferente - afirma.
Lugares pet friendly estão em alta, mas se tornar um depende de investimento e organização para não pecar em setores básicos, como limpeza. Mas com certeza há público para mais experiências gastronômicas pet friendly em Porto Alegre, por isso separamos algumas dicas com base nos lugares que já fomos.
Dicas para transformar o seu negócio gastronômico em um espaço pet friendly:
- Disponibilize potes com água espalhados pelo local. Quando o cliente chegar com o seu cão, mostre para ele onde ficam.
- Ofereça petiscos cortesia e algumas comidas próprias para cães no cardápio.
- Pense em locais para os cães ficarem, como caminhas com brinquedos ou colchonetes coloridos. Se o espaço for ao ar livre, deixe uma parte para a circulação de animais.
- Tenha atenção redobrada com a higiene, afinal, cães soltam pelos. De acordo com a vigilância sanitária, um funcionário deve ficar responsável pela constante limpeza de onde ficam os pets e esse funcionário não pode fazer outras funções que envolvam manusear alimentos.
- Fique atento a respeito da legislação do seu município sobre receber animais em espaços internos de restaurantes.