Que a gente ama falar de comida e sobre as últimas notícias do mundo da gastronomia, não é novidade para ninguém. O amado Foodcast, traz as novas tendências e o que vem acontecendo ao redor do mundo para que você, nosso ouvinte, possa acompanhar de pertinho e claro, com muita descontração e boas risadas. O conteúdo perfeito para ouvir a qualquer hora do dia, em qualquer lugar.
Bora ficar por dentro de tudo que rolou na última semana?
PRIMEIRO ASSUNTO: FOIE GRAS EM SÃO PAULO
No primeiro momento, falamos sobre a venda de foie gras que pode, finalmente, ser proibida em São Paulo. Para quem não está devidamente apresentado, o foie gras, em francês, significa fígado gordo, e o nome da iguaria vem da forma cruel a que os gansos e patos são submetidos para a sua elaboração.
Pode parecer mentira, mas os animais são alimentados continuamente por um tubo rígido de 30 centímetros que atravessa a garganta e força a ingestão de um quilo de pasta de milho em uma única refeição. Isso é o equivalente a um ser humano comer 12 quilos de comida pastosa em uma única refeição. E é legal destacar que muita gente se posiciona contra esse método de produção, e não contra o produto em si. Porque não é todo foie gras que feito com o método de alimentação forçada, tá? Mas é algo sim, muito comum por ai.
O tratamento e a produção faz com que muitos gansos e patos desenvolvam esteatose hepática, uma doença grave, em que o fígado do animal aumenta 10 vezes o seu tamanho. Muitos animais acabam morrendo antes mesmo de serem enviados para o abate.
Nessa ultima semana, mais precisamente dia 26/03, a constitucionalidade da Lei 16.222, que pode vir a proibir a venda de foie gras em São Paulo, capital. Cenas dos próximos capítulos estão para acontecer...
SEGUNDO ASSUNTO: VACINAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE VINHO NA FRANÇA
Para o nosso segundo assunto, trouxemos uma matéria referente a vacinação francesa. De acordo com o Sindicato dos Enólogos da França, foi solicitado, em um comunicado à imprensa no mês de março, uma “vacinação prioritária” para os profissionais do vinho, que são “particularmente afetados” em sua profissão pela perda do olfato ou do paladar, causada pela Covid.
De acordo com o presidente do sindicato dos enólogos: “As profissões de saúde, educação e todos os que trabalham na primeira linha dos serviços de atendimento merecem vacinação prioritária, mas acreditamos que as profissões de degustação, sobretudo enólogos e sommeliers, são particularmente impactadas na sua atividade profissional, pela anosmia [perda do olfato] e pela ageusia [perda do paladar]”, declarou Didier Fages
O sindicato francês dos profissionais do vinho ainda enfatizou que um estudo inédito, realizado no verão de 2020 em que 2.625 profissionais do vinho em 37 países, incluindo a França, entregou “resultados preocupantes”: quase 38% dos profissionais do vinho perderam o paladar ou o cheiro por causa da Covid- 19 e declararam-se incapacitados para o exercício da profissão.
Entre os profissionais infectados com Covid-19 (ou seja, 2,7% dos questionados), 68% haviam perdido o olfato e 56% sofriam de distúrbios do paladar.
Aqui está nosso episódio!
LINKS DE REFERÊNCIA:
G1 - Lei que proibia venda de foie gras em SP é considerada inconstitucional pela justiça
Carta Capital - Afetados pela perda do olfato, enólogos reivindicam prioridade na vacinação na França