Para tudo que você está fazendo, porque o nosso último Foodcast do ano está no ar! Com muita descontração, bom papo e boas risadas, abordamos assuntos diferentes todas as semanas nesse nosso podcast amado. Nossos episódios somaram 70 (obrigada universo, por concluir o ano com um número redondo, os perfeccionistas agradecem) até agora e esse último vai dar o que falar! Mas prometemos que é coisa rápida até estarmos de volta, você piscou e a gente já vai estar por aqui de novo, nossos queridos ouvintes!
Bom, no episódio dessa semana falamos sobre uma novidade um tanto quanto surpreendente, mas que segue uma tendência global: Pizza Hut e Mc Donal´ds podem ser plant-based? É isso mesmo, grandes redes de fast-food não perdem tempo quando o assunto é lançar o que está na moda, na “boca do povo”. Mais precisamente, a Pizza Hut anunciou, agora em novembro uma parceria com a Beyond Meat para a produção das primeiras pizzas feitas à base de plantas do mercado. O engraçado é que o anúncio da Pizza Hut aconteceu horas depois do McDonald's confirmar sua própria linha de carnes à base de plantas para 2021, abalando as ações da Beyond Meat, que tinha suas ações bem valorizadas desde o início da pandemia. Adivinhem se o nome não seria McPlant. Mas o McDonald’s não é a única rede de fast food entrando nessa onda, diversas outras redes norte-americanas já criaram substitutos à base de plantas nos últimos anos, como Subway, Dunkin ’Donuts e el Taco. Inclusive o O Burger King já tem um hambúrguer sem carne por meio de uma parceria com a Impossible Foods, empresa de carnes vegetais apoiada por Bill Gates, Serena Williams e outras celebridades. De acordo com o Good Food Institute, as vendas de carnes vegetais cresceram 38% de 2017 a 2019.De acordo com a Polaris Market Research, o mercado de carnes à base de vegetais deve atingir o valor de US$ 35,4 bilhões até 2027.
Para o nosso segundo assunto vamos relembrar nossas memorias mais afetivas, com base de um artigo postado no The New York Times “What Comfort Food Looks Like to People Around the World”, traduzido rapidamente como: o que os alimentos confortáveis/confortantes parecem/são para as pessoas ao redor do mundo. E de uma forma meio que sentimental, e muito bem escrita, o artigo explora diferentes narrativas e historias de personalidades dentro da gastronomia contando sobre comidas, pratos, receitas que remetam a memorias afetivas dessas diferentes pessoas ao redor do mundo. Se vocês pudessem escolher uma comida ou receita para traduzir esse sentimento, qual seria? Ouvintes (e leitores) a pergunta é para vocês também! Pensem e nos contem depois, por onde quiserem.
Chegando ao nosso último assunto do dia, que rufem os tambores... Melhores do ano by Destemperados (sim, por nós mesmos). Eis que chega a parte de relembrar um pouco o que foi esse ano para a gastronomia. Todos prontos? Temos 15 categorias, que mudam a cada ano e que são total reflexo da sociedade que vivemos. Os destaques desse ano são importantíssimos! Entre as divertidas categorias temos: “oba, mas não vou querer”; “admiro, mas não tenho paciência”; “é ruim, mas todo mundo finge que é bom”; invenção tem limites, e muito mais. Para conferir a premiação só ouvindo!
Abaixo compartilhamos os links das matérias completas:
O que comidas confortáveis são para as pessoas ao redor do mundo
What Comfort Food Looks Like to People Around the World
Matéria completa: NY Times
Pizza hut lança linha plant-based
Junto a Beyond Meat, a Pizza Hut lança primeiras pizzas com carne à base de plantas
Post no Instagram: @brains9
With Beyond Meat Partnership, Pizza Hut Is The First Major Pizza Chain To Launch Plant-Based Toppings Nationwide
Matéria completa: Forbes
McDonald´s e seu McPlant
McPlant, a nova opção sem proteína animal no menu do McDonald´s
Matéria completa: Época Negócios
McDonald’s terá hambúrguer 100% vegetal no menu dos EUA
Matéria completa: Globo Rural
Um bom final de ano a todos! Esperamos que aproveitem com muita comilança! Já já estamos de volta.