A temporada de lives no Instagram do @destemperados daria um livro. É impressionante o volume de aprendizado trazido pelas maiores figuras da gastronomia na atualidade. Uma das coisas que me chamou mais atenção é que estamos todos rigorosamente na mesma página, independentemente de quem sejamos. O Alex Atala, a Paola Carossela, a Rita Lobo, o Claude Troisgros, a Roberta Sudbrack e toda a galera têm os mesmos medos e as mesmas angústias.
O que muda é a forma de encarar as coisas, cada um reage de um jeito. Mas a maneira que enxergam esse novo momento é bem parecida. Talvez esteja aí o trunfo deles, imagino que grande parte do nosso drama diário aconteça por não conseguirmos fazer uma leitura correta dos fatos.
Seguindo, eles pararam de aguardar a chegada daquele dia em que os restaurantes vão abrir novamente com salão lotado e filas de espera na calçada. Trataram de utilizar suas marcas e suas lojas físicas como plataforma de conteúdo para difundir outras iniciativas que não sejam apenas a venda de comida presencial.
Aceleraram e melhoraram muito seus sistemas de delivery, afinal de contas, se até o restaurante Alinea, um três estrelas Michelin de Chicago, conseguiu arranjar uma forma de fazer telentrega do menu degustação é porque sempre tem como.
Criaram também uma logística apropriada para o takeaway, que é conveniente para os moradores da redondeza que preferem passar para pegar, gerando até uma nova oportunidade de compra na loja porque a gente foi só pegar comida mas, quando vê, já leva também um vinho e a sobremesa.
Alguns desenvolveram, além disso tudo, um sistema que homenageia as opções mais vencedoras dos seus menus, disponibilizando-as pré-prontas, embaladas à vácuo, porcionadinhas, para serem finalizadas em casa.
Percebam a quantidade de coisas que foram agregadas ao método tradicional de consumo nos estabelecimentos. Não uma coisa ou outra, tem espaço para tudo. Vai dar tudo certo!