Barulho em restaurantes, pratos verdadeiramente veganos, menu-degustação, programações gastronômicas em outros países: o que o futuro reserva para nós?
BARULHO NOS RESTAURANTES
O crítico gastronômico Pete Wells publicou um texto sobre comentários que recebeu de que alguns restaurantes dos seus reviews eram muito barulhentos. No entanto, ele afirma que aprendeu a entender o barulho como parte da experiência gastronômica. “Normalmente queremos conversar com quem saiu junto. Alguns querem beber um drink ou dois e aliviar a tensão do dia a dia. Os bons restaurantes são pensados para que tudo isso aconteça. Então, no fim, um restaurante barulhento é o produto final de um negócio cujo objetivo é nos deixar mais felizes”, comentou o crítico.
Episódio: #45
PREVISÕES PARA 2030
A colunista Cristiana Beltrão escreveu um texto sobre as previsões da gastronomia para 2030 baseado em duas pesquisas de associações de restaurantes dos Estados Unidos e da Inglaterra. Os "drive-thru” terão de se adaptar aos veículos sem motoristas, as cozinhas serão menores e terão grande parte de seus processos automatizados, e a alta gastronomia só sobreviverá se souber mensurar dados com todas as preferências dos consumidores para garantir experiências únicas. Além disso, Beltrão também comentou que os restaurantes terão que acompanhar a evolução das dietas restritivas, como o veganismo: "Nada de aplicar o velho golpe e dizer que seu espaguete com molho de tomate é o prato vegano. O povo quer ser lembrado e cobra inovação e criatividade".
Episódio: #39
ALTA GASTRONOMIA MORREU?
Essa pergunta veio à tona depois de um vídeo em que Gabriel Gustavo Daniel, cozinheiro e um dos criadores do canal Under Chef, no YouTube, afirma que restaurantes com o formato de menu-degustação darão cada vez menos dinheiro. Além disso, ele também comenta que as pessoas estão cada vez mais interessadas em conhecer novos ingrediente e culturas e que a alta gastronomia acaba abordando apenas o jeito europeu de fazer as coisas.
Episódio: #22
EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS
Não é de hoje que se fala que as pessoas estão gastando mais com experiências do que com objetos. Pensando nisso, o Airbnb criou uma aba que, além de poder alugar casas e apartamentos no mundo todo, você pode comprar experiências oferecidas por outros usuários. Segundo a plataforma, há mais de 40 mil opções diferentes espalhadas em mil cidades. E as gastronômicas são as mais buscadas, de 2018 para cá, o número de agendamentos de programações deste tipo cresceu 160% na plataforma.
Episódio: #40