Junto da sala de estar, a cozinha é um dos lugares preferidos da casa para os chefs de plantão que curtem se reunir com família e amigos. Logo, a decoração desse ambiente tem papel fundamental no nosso dia a dia. E isso vale também para as cores, que têm grande influência na maneira que nos sentimos. Conta pra gente: já pensou em colorir o espaço dedicado à gastronomia?
Escolher a cor de um ambiente agrega um conjunto de fatores - do gosto pessoal à harmonização do ambiente e funcionalidade. Da mesma forma, as tonalidades usadas podem se relacionar com diferentes emoções e sentimentos.
E nem estamos falando de uma reforma completa. Uma boa ideia é apostar no piso ou revestimentos com mármores e demais pedras em cores específicas, que a gente garante: vão fazer toda a diferença no ambiente.
Qual a melhor forma de acrescentar cores à decoração da cozinha com revestimentos em pedras?
Veja algumas dicas da Pro Marmo para mudar sua cozinha com a influência das cores e transmitir a sensação de aconchego que você tanto busca.
Projeto: Arquiteta Adriana Klaus e paisagista Felipe Menken
Alpinus – Granito exótico
TEXTURIZADO
As cores influenciam não apenas no nosso humor, mas também na nossa percepção de profundidade. Uma cozinha em tons escuros vai parecer menor do que outra, mesmo tendo o tamanho igual, mas em tons mais claros. Logo, pedras naturais texturizadas podem auxiliar na sensação de amplitude.
CORES QUENTES
Aposte em revestimentos quentes para trazer aconchego. O vermelho, por ser uma cor que desperta o apetite, é uma boa escolha. Se essa for a sua opção, a dica é usá-la em revestimentos para armários superiores, ou mesmo em azulejos com variações no tom.
CORES FRIAS
Projeto: Jéssica Santos Designer de Interiores
Branco Romano – Granito
Já cores frias, como azul ou verde, são perfeitas para “tirar” aquela sensação de calor nos piores dias de verão. Além disso, transmitem calma e satisfação. Para aproveitar esse efeito, a sugestão é apostar nos tons na parede da cozinha.
AMADEIRADO
Projeto: Jéssica Santos Designer de Interiores
Taj Mahal – Quartzito
E quem prefere os revestimentos em madeira? Tonalidades mais escuras como o marrom estão relacionadas à segurança e ao prestígio. Não à toa, vemos muito a padronagem utilizada em salas de estar. Utilizado em cozinhas modernas o madeirado faz contraponto com eletrodomésticos poderosos.
CORES VIBRANTES
Projeto: Gabriela Ordahy e Aclaene Mello.
Light designer: Eduardo Becker
Charcoal Soapstone – Silestone
Assim como nos demais ambientes, as tonalidades vibrantes, a exemplo do laranja, dão vida à cozinha. Essa cor é ótima para estimular a energia intelectual e a criatividade. Perfeita para quem curte cozinhar.
*Conteúdo publicitário produzido por Destemperados para Pro Marmo