Fui buscar no histórico do Destemperados e achei uma data: 22 de abril de 2009. Esse dia me marcou muito por ter ido a Canela, no restaurante do querido Floriano Spiess, que ficava na entradinha do Laje de Pedra. Que saudade daquele restaurante (e dos meus 28 anos também). A gastronomia mudou bastante de lá para cá, tempo suficiente para o surgimento de tendências, restaurantes e nomes fortes no mercado.
Esse dia me marcou especificamente porque o Floriano, que na época era um dos chefs mais premiados do Estado e vivia uma grande fase no Le Monde, rasgou elogios para uma menina que estava começando a trabalhar com ele. Falou que lapidaria um diamante, pois tinha certeza absoluta de que ali estava um dos futuros nomes da cozinha gaúcha. Não dei muita bola porque tenho déficit de atenção elevadíssimo, mas sou muito bom de memória com coisas específicas.
Dá para afirmar que o Floriano, morando em Portugal hoje em dia, é mesmo um cara fora de série. Prever com 10 anos de antecedência que a Nati Tussi, ainda engatinhando na cozinha, se tornaria algum tempo depois uma das
chefs mais premiadas, faz dele um cara ainda mais brilhante.
Depois de trabalharem por anos juntos, a Nati trilhou carreira solo em grandes restaurantes da cidade, até levar tudo que é tipo de prêmio como chef do Roister, um dos lugares mais legais de Porto Alegre, diga-se de passagem.
O que o Floriano não conseguiu prever é que a Casa Destemperados, enquanto palco da gastronomia e mola propulsora do mercado, abrigará a primeira operação autoral desse mulherão, o O Bolicho, junto com o A Ferro e Fogo do Marcos Livi, que passará a funcionar na nossa parrilla, e os drinks maravilhosos do Josephyna’s. Esse povo todo se junta à Ciao e ao Charlie Brownie, nossos moradores mais antigos, para contar esse novo momento e proporcionar às pessoas experiências cada vez mais legais, para que possamos viver a gastronomia de todas as formas, desde que vivida intensamente!