Em parceria com o Santander, o Destemperados está em busca de histórias inovadoras na gastronomia. Conhecemos a trajetória de Lemir Magnani, proprietário da NB Steak, uma tradicional churrascaria de Porto Alegre que nunca parou no tempo.
Em 2018, compartilhamos as histórias de quem deu início aos seus próprios negócios na gastronomia. Chefs, donos de restaurantes, idealizadores de serviços e assessores de comunicação apareceram neste espaço. Neste ano, queremos continuar contando trajetórias que nos inspiram. Além de apoiarmos o empreendedorismo, acreditamos que esses profissionais são os responsáveis por fazer a gastronomia da cidade ir para frente. Esta semana, conhecemos e conversamos com Lemir Magnani, proprietário da churrascaria NB Steak, na Capital.
O empresário inovou ao criar um novo conceito para as tradicionais casas de carnes tão amadas pelos gaúchos. Embora o ambiente simples, as toalhas de papel e os cortes como a maminha e o vazio sejam características básicas que reconhecemos em uma churrascaria, Lemir apresentou à cidade uma nova forma de servir.
No início da década de 1990, ele deu início à Na Brasa, um rodízio de carnes totalmente diferente do que estávamos acostumados.
– Quando abrimos, criamos um serviço de rodízio mais moderno. Priorizamos carnes com mais qualidade, o atendimento de excelência e o ambiente mais confortável, com cadeiras estofadas e ar-condicionado – afirma o empresário.
Inspirado pela clássica churrascaria Fogo de Chão, Lemir conta que na época já amava a gastronomia – ele também comandou outro negócio na área e trabalhou como garçom por um tempo. Por isso, não havia outra forma de empreender e trabalhar se não fosse com comida. Durante o processo, também teve o apoio fundamental de sua esposa e de sua família. Com o passar dos anos, a Na Brasa foi ganhando reconhecimento e ampliando o seu espaço. A casa na Rua Ramiro Barcelos ganhou mais cadeiras, e Porto Alegre recebeu uma nova unidade em 2009.
– Aos poucos, aumentamos o espaço e ampliamos o negócio. Fomos reconhecidos por vários anos como a melhor churrascaria da cidade. Em 2012, deixamos de ser Na Brasa e nos tornamos NB Steak, expandindo também para São Paulo – explica Lemir.
Com o novo reposicionamento da marca, ocorreram modificações importantes. A NB Steak passou a contar com carnes assadas na grelha à moda uruguaia e argentina, além do churrasco feito no espeto. Cortes como costela premium e costela de tira entraram no cardápio, e o buffet de saladas deu espaço às porções servidas diretamente na mesa.
Mais uma vez, Lemir inovava, apresentando o menu degustação para uma churrascaria. Atualmente, o empresário conta com seis unidades da NB Steak no país, todas com operação própria: duas em Porto Alegre, três em São Paulo e uma em Florianópolis.
Para o futuro, afirma que deseja chegar a outros Estados brasileiros, como o Rio de Janeiro. Na parte financeira, Lemir reconhece a importância de ter o apoio de um banco para o crescimento e o andamento do negócio.
– Abri a Na Brasa juntando dinheiro com o meu trabalho. Passei um ano me preparando, fui na tentativa e no erro. Acho que esse apoio é fundamental – afirma.
Assim como o Destemperados, o Santander acredita que gastronomia é uma grande fonte de inovação e empreendedorismo. Diversos projetos que deram certo precisaram de um facilitador na construção de suas histórias. Ter o apoio de uma instituição financeira consolidada é ideal para dar os primeiros passos em seu próprio negócio ou continuidade a um sonho que saiu do papel.
*Conteúdo publicitário criado por Destemperados para Santander