*Texto por Luiz Américo Camargo, crítico gastronômico e autor do livro Pão Nosso
Meu camarada Diego Fabris, na semana passada, aqui neste espaço, levantou um ponto com o qual concordo inteiramente. Gastronomia é algo que deveria ser introduzido na escola, na mais tenra idade (vou além: noções de cidadania, de artes e de finanças pessoais também fariam um bem e tanto aos brasileiros; mas isso é outro assunto). Ensinar a garotada a perceber sabores, conhecer ingredientes. A comer bem.
Nesse ponto, uma iniciativa interessantíssima vem acontecendo em São Paulo. A chef Janaina Rueda, cozinheira de mão-cheia e ativista pela recuperação da região central da cidade, tem se dedicado a transformar a merenda das escolas estaduais. Sua missão é introduzir pratos saborosos no cardápio da molecada, partindo da capacitação das merendeiras.
Ela elaborou 20 receitas, de comida de verdade, para que sejam aprendidas pelas cozinheiras das escolas. Coisas como macarrão com moela, cuscuz de frango, estrogonofe, peixada e outros clássicos da tradição (do trivial paulista, em particular). Gradualmente, a ideia é que o repertório seja dominado por todos os profissionais que cozinham nas escolas – e, por conseguinte, cheguem à totalidade dos alunos. Saem os nuggets industrializados e os alimentos prontos, entram preparações frescas e com alguns produtos que, em muitos lares, andavam praticamente esquecidos.
A experiência ainda está começando, mas eu aposto que será bem-sucedida. E terá um incrível efeito social. Crianças comendo melhor serão adultos com mais saúde. Mas também serão consumidores mais responsáveis e exigentes, capazes de influenciar o menu de suas casas; de se interessar mais pela culinária; e de, no médio prazo, causar impacto até no cenário gastronômico nacional.
A aquisição de um gosto é algo que não tem retorno. Quando provamos coisas boas, não nos contentamos mais com qualquer empulhação. Não digo isso no sentido de criar uma geração de esnobes. Mas de estimular uma nova consciência, uma nova cobrança por produtos e serviços de qualidade. Essa é uma experiência que valerá muito acompanhar de perto, etapa a etapa.