Com uma culinária diversificada e que chama atenção pelas cores e pelos sabores intensos, a Espanha é o país-tema desta semana no Destemperados. Até poderíamos dizer que a gastronomia de lá é a cara do verão com tapas e sangrias, ótimas opções para o happy hour, mas a verdade é que os tipos de pratos são tão variados, dependendo da região, que tem opção para o ano inteiro e para todos os gostos. Então, até domingo, confira um conteúdo exclusivo sobre a gastronomia do país, como receitas, truques e dicas de lugares para ir.
Lá na Espanha, a tradição é sempre curtir uma boa refeição, seja no dia a dia, seja no final de semana. Um almoço pode durar até duas horas e os horários reservados para as refeições chegam a chocar os Ocidentais: almoços das 13h às 15h (podendo chegar até as 16h em feriados) e jantares das 20h30 às 23h (podendo se estender em dias de verão).
- Às vezes o tempo na mesa se torna tão longo que chega-se a juntar o almoço e o jantar, com conversas longas acompanhadas de bebidas alcoólicas e doces - explica Xavier Gamez, natural da Costa Brava, no litoral catalão, e chef do restaurante Xavier260, de Porto Alegre. - É dado muito valor à qualidade dos pratos, e todos se acham no direito de comentar (para o bem ou para o mal) a comida apresentada pelos anfitriões. Todos têm uma referência gastronômica para aqueles pratos tradicionais e sempre é motivo de comparação.
Além das longas refeições, Xavier também atenta para o fato de os pratos sempre serem acompanhados por vinho. E prepare-se para encontrar os bons restaurantes lotados, reservar uma mesa nem sempre é uma tarefa fácil:
- Nem precisa ser um restaurante com estrela Michelin. Basta ser um dos restaurantes tradicionais da cidade para ficar totalmente reservado dias antes do final de semana - conta Xavier.
PRATOS TÍPICOS E INGREDIENTES
Se pensamos em Espanha, o primeiro prato que vem à cabeça é a paella. E nem adianta pensar que a mais tradicional é aquela feita na região costeira, que leva frutos do mar, porque a originada na região de Valência é tão clássica quanto. Só que a paella valenciana é feita com carnes de caça e teve início com os trabalhadores do campo que misturavam os ingredientes da região ao arroz para obter uma refeição mais rápida e barata.
Muitas lendas envolvem a origem do nome paella, mas uma delas é mais especial, e descobrimos conversando com o chef Floriano Spiess, do restaurante Floriano Spiess - Cozinha de Autor, em Porto Alegre.
- Há uma história de que os pescadores, quando não vendiam todos os seus peixes ou frutos do mar, misturavam esses ingredientes ao arroz e preparavam a refeição para suas mulheres, ou "para ella". Com o tempo, o prato acabou assumindo o nome de "paella" - revela.
Apesar de a paella ser o prato mais conhecido por aqui, cada região da Espanha tem seu prato típico. Entre os ingredientes mais usados pelos espanhóis, o alho, a batata, diferentes legumes e especiarias. Isso tudo além do jamón, feito a partir do porco da raça Pata Negra, todo preto e alimentado com uma ração especial à base de castanhas, segundo o chef Floriano Spiess. A pata inteira é curada por meses e, ao ser servida, deve ser cortada com a faca em fatias quase transparentes.
Confira abaixo alguns pratos típicos espanhóis, listados pelo chef Xavier Gamez.
GALÍCIA
> Polvo à feira: polvo, batata cozida, páprica doce e azeite de oliva.
> Tarta de Santiago: claras de ovo, farinha de amêndoa e açúcar.
ASTÚRIAS
> Fabada: puchero de feijão fava, chouriço, bacon, páprica doce.
> Arroz com leite: arroz, leite, açúcar, canela, limão e laranja.
BILBAO
> Bacalhau à moda vizcaina: bacalhau, batatas, molho de cebola com pimentões choriceros.
PAÍS BASCO
> Bacalhau ao pil pil: bacalhau, alho, azeite e malagueta.
CATALUNHA
> Calçotada: cebola japonesa com molho romesco (amêndoas, avelãs, páprica, azeite, vinagre, tomate e alho).
> Arroz marinheiro: arroz, mexilhões, camarões, lula, ervilha verde, pimentão vermelho, cebola.
> Creme Catalão: ovos, leite, laranja, limão siciliano, canela e açúcar.
ILHAS BALEARES
> Ensaimada: doce à base de farinha, açúcar, água e banha de porco.
VALÊNCIA
> Paella Valenciana: arroz, coelho, caracóis, feijão faba, alcachofras, alho e açafrão.
> Turrón de Xixona: amêndoas, açúcar e limão siciliano.
CASTILLA LA MANCHA
> Migas de pastor: pão, alho, azeite pimentão verde e chouriço.
> Torrijas: pão dormido, leite, açúcar, canela, oleo, ovo.
ANDALUZIA
> Salmorejo Cordobés: tomate, pão, alho, azeite, ovo, jamón Serrano.
> Pescaito Frito: peixe pequeno, farinha, azeite e limão.
> Polvorón: farinha, banha e açúcar.
CASTILLA LEON
> Leitão: leitão assado no forno à lenha.
> Cordero lechal: cordeiro jovem assado no forno à lenha.
MADRID
> Cozido Madrilenho: puchero de grão-de-bico, batata, cortes de carne de porco.
CANÁRIAS
> Batatas com moho picon: batatas cozidas com muito sal, malagueta, páprica, azeite, alho, cominho e vinagre.