Não sei se é impressão, mas parece que as famosas tábuas de frios e aperitivos estão cada vez mais em alta pelas redes sociais. Prática e fácil de montar, atende a diversos gostos e serve tanto de aperitivo, quanto para acompanhar um bom vinho. É uma opção infalível para fazer o happy hour em casa. É perfeito para manter todo mundo ao redor da mesa colocando a conversa em dia.
Entre os elementos é legal ter variedade: salgados, doces, agridoces, crocantes, frescos, firmes, macios e por aí vai. Portanto, te ajudamos a escolher os itens básicos para uma tábua irresistível.
Queijos
Todos sabemos que os queijos são a base de uma boa tábua. Com dois tipos diferentes já fica excelente, variando entre um duro e um macio: parmesão e brie. O primeiro é um dos queijos mais famosos da Itália, que ganhou nosso coração. Tradicionalmente utilizado para acompanhar pratos de massa, tem sabor intenso e massa bem maturada, excelente para ser saboreado em generosas lascas e junto de outros elementos. Já o brie, é um dos queridinhos por sua textura cremosa irresistível. Vai muito bem com fatias de pão, damascos secos e geleias.
Frios
Os embutidos frios, ao lado dos queijos, também são os protagonistas das tábuas. Com apenas dois tipos incorporamos sabores bem salgadinhos aos antepastos: presunto cru e salame italiano. O primeiro é uma opção de peça fria mais nobre, que casa perfeitamente com os queijos e sobre as fatias de pão. Já o salaminho é super tradicional e quase indispensável, já que agrada quase todo mundo.
Pastas, patês e geleias
Os elementos em forma de pasta são perfeitos para passar no pão e combinar com os outros ingredientes! Amamos caponatas de berinjela e de tomate seco, patês de pato ou frango, e pasta de gorgonzola. Geleias de frutas também são excelentes!
Alimentos em conserva
Os produtos em conserva, além de serem práticos para ter em casa e guardar na geladeira, são ótimos como aperitivos, daqueles para ir beliscando sem se preocupar. Gostamos de azeitona, palmito e pepino.
Frutas
As frutas vem para a tábua com a ideia de atuarem como a parte doce dos alimentos. São o contraste do resto dos elementos, ideais para quebrar o salgado. Gostamos de tomate-cereja (é fruta, sim, viu?), morangos e uvas.
Pães e biscoitos
Os pães são normalmente os primeiros elementos a acabar. Vai passando uma fatia numa pastinha, combinando com os queijos, regando de azeite de oliva... Para isso, é legal ter ao menos um pão italiano e alguns biscoitinhos. Também dá para preparar torradinhas (ou comprar prontas mesmo) e oferecer biscoitos mais leves, como de arroz ou de sementes.
Oleaginosas e frutas secas
São ótimas opções complementares à tábua, já que harmonizam bem com todos os outros itens. Além disso, ajudam a limpar o paladar entre um queijo e outro, melhorando toda a experiência. Amendoim, castanha de caju e uva-passa dão conta do recado!
Azeite de oliva e manteiga
Sem mais delongas, apenas não poderíamos falar de tábua sem eles. Os complementes favoritos de todos os tempos para o pão.
ONDE COMPRAR: A maioria dos produtos pode ser encontrada em diferentes marcas nos supermercados. Mas para produtos diferenciados (e com preços um pouco mais salgados também), procure alguma banca especializada em fiambres e queijos.
Em Porto Alegre:
BANCA 43 - R. Carlos Trein Filho, 1100 - Bela Vista ou Mercado Público Central. Os pedidos podem ser feitos pelo site banca43.com.br
BANCA 38 - Mercado Público Central. Pedidos pelo WhatsApp (51) 99840-2039
BANCA DO HOLANDÊS - Mercado Público Central. Os pedidos podem ser feitos pelo site bancadoholandes.com.br, pelo WhatsApp (51) 99840-2039 ou pelo telefone (51) 3225-4548
Modo de preparo:
É só organizar do jeito que preferir, combinando alguns elementos direto sobre a tábua e outros em potinhos. O colorido de cada item já vai dar a beleza da apresentação!
Dica para acertar na quantidade: cada pessoa consome, em média, 150 gramas. Agora é só colocar um som para tocar, abrir o vinho favorito e está feita a noite.