É uma alegria gigantesca ter este espaço de troca na televisão com vocês, especialmente nesta temporada, na qual abriremos nossas gavetas para contar a história e origens do nosso povo.
Iniciaremos pela nossa verdadeira origem, o Índio Guarani. Valorizaremos todas as características desse cara, que sempre foi um exímio caçador, pescador e coletor.
Foi o responsável por introduzir nas nossas vidas a erva-mate, o aipim, o feijão, o pinhão, entre outras tantas maravilhas aqui da nossa terra. Ingredientes ancestrais e, ao mesmo tempo, extremamente atuais, concorda?
As receitas e as conversas deste sábado seguirão este fio condutor de uma forma geral. Pratos deliciosos, facílimos de fazer e com dicas para variações em torno deles. Porque mais importante do que o destino é o caminho.
Em relação às conversas, também teremos novidades. Começando pelo maestro dessa orquestra da cultura gaúcha, que é sempre uma aula, o mestre Neto Fagundes. Não existe um pedacinho de terra sequer deste Rio Grande que ele ainda não tenha pisado.
O Neto vai contextualizar, em todos os programas, a importância dos protagonistas em questão, de que forma essa influência se desdobra na nossa mesa, além de curiosidades envolvendo comida, que são sempre as melhores histórias.
Outra novidade é o quadro "Pitaco do chef", onde a gente recebe profissionais da gastronomia que tenham relação com o tema central de cada episódio, para nos contar de que forma eles seguem perpetuando e levando adiante todos esses elementos fundamentais que formaram o caráter da nossa gente.
Recebemos também personalidades da terrinha, que ganharam o mundo mas seguem carregando a nossa bandeira por onde passam, como o caso do querido José Henrique Ligabue, o Lino de Flor do Caribe. Grande ator e tremendo comedor de xis.
Para fechar, ainda tem dicas de como melhorar ainda mais as fotos do Instagram, onde detentores de grandes perfis de fotos de comida da referida rede social nos ensinam seus truques secretos.
Acho que já te dei argumentos suficientes para arranjar na tua agenda uns minutinhos amanhã, às 14h, né? Gaúcho de verdade não deixa passar essa, até porque o programa é nosso, conta a história de todos nós!