Não há nada que indique mais que você está na serra gaúcha do que uma mesa farta de comida italiana. É praticamente uma parada obrigatória nossa ir em alguma cantina e, na nossa última viagem, a nossa escolha mais do que certeira foi a Casa Muttoni.
O restaurante está localizado em uma casa que exala elegância, com uma grande adega envidraçada logo na entrada. A decoração e os detalhes da cantina contam a história da família Muttoni, que imigrou da Itália por volta de 1940. Além disso, o espaço também conta com um deck com vista para a natureza exuberante, perfeito para curtir o solzinho nos dias de inverno.
O cardápio funciona nos formatos de sequência ou à la carte. Mas, é claro que fomos na opção que vêm tudo à mesa à vontade. Em poucos minutos, a mesa já estava recheada com polentinha frita, pão italiano de fermentação natural, patês e uma manteiga de ervas finas para acompanhar. Junto com as entradinhas, chegou também a clássica sopa de capeletti que não pode faltar em uma galeteria.
O restaurante familiar preza pelo bom atendimento e, muitas vezes, você será recepcionado pelo próprio dono da cantina. Como o próprio nome já indica, é um lugar para se sentir em casa.
Depois da sopa, o garçom trouxe à mesa as saladas: folhas verdes com crisps de alho-poró, radicci com bacon e salada de maionese, bem temperadinha. Mas, a gente estava ali realmente era para aproveitar os acompanhamentos a seguir: polentinha brustolada e queijo coalho assado. Garçom, pode deixar dois de cada, por favor!
Apesar de sempre queimarmos a largada nas entradas, as grandes estrelas do rodízio ainda estavam por vir. Além do galeto al primo canto tradicional, que estava uma delícia, a casa também conta com a versão com queijo ou com vinagrete. Vale provar um pouco de cada. E se você é do time da carne suína, também tem costelinha com geleia de abacaxi e pimenta.
Entre uma carne e outra, passam também oito variedades de massas tradicionais e recheadas. Nhoque na manteiga e sálvia, spaghetti ao pesto, rigatoni à bolonhesa, tortéi ao molho de tomate seco e ravioli de goiabada ao molho de quatro queijos são algumas das opções que adoramos.
A partir deste momento, já estávamos pedindo reforços, mas o espacinho para a sobremesa sempre deve ser reservado. Por isso, optamos pelo clássico sagu com creme e no brigadeiro de caneca, mas também tem sorvete com calda de vinho, pera caramelada com sorvete e doce de coco com morangos.
A sequência completa custa R$ 148 por pessoa e todos os pratos podem ser repetidos à vontade. Depois de tanta fartura, só um cafezinho espresso para finalizar. Um baita almoço que tem que estar na tua lista para a próxima ida à Serra.
CASA MUTTONI
Endereço: Rua Darci Brock, 57, na Praça do Móvel, em Gramado
Telefone: (54) 3286-0803
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h, aos domingos, das 12h às 16h.
@casamuttoni