Sou gaúcha, mas moro em Santa Catarina há sete anos e, como boa gaúcha, muitas vezes sinto a necessidade de ir a locais que me fazem sentir no Sul. Tem dia que bate saudade de sentir aquele cheiro de domingo que se espalha pelo ar e abraça todas as ruas de Porto Alegre. Aroma que mistura notas de carvão queimando, lenha, ervas e galeto. Acho que vocês sabem do que estou falando e arrisco dizer que até sentiram daí.
Saí à caça de galeterias e já conheci algumas, mas a que conquistou o meu coração e estômago foi a Santo Antônio, localizada na Praia da Gamboa. Lá a proposta é exatamente a que eu mais procurava: “Galeto servido ao estilo Sul do Brasil”. O valor por pessoa é de R$ 91 e você pode repetir quantas vezes quiser todas as opções servidas à mesa.
O salão é clean e, mesmo tendo bastantes mesas dispostas, transmite uma sensação de amplitude pela decoração clássica e grandes janelas por toda lateral. A cozinha é aberta aos clientes e confesso que eu adoro essa experiência de acompanhar e espiar o que rola nos bastidores.
Quem lê as minhas resenhas aqui sabe que em algumas eu gosto de contextualizar alguns pontos que acredito ser importante. Sobre a história do galeto, eu vou pontuar algo breve: no início da sua história, o galeto era preparado em dias de comemoração, ou seja, a mesa estava farta não somente com o galeto em si mas também com outras variedades de pratos e as galeterias de hoje em dia mantém essa tradição oferecendo uma combinação de comidas à vontade.
Abrimos os trabalhos com as entradas frias. Primeiro, o radicci com bacon. Gente, eu amo essa combinação. Quero comer salada, mas não dispenso uma friturinha! Bacon bem fritinho e crocante e folhas verdinhas. Ah, e a radicci é cultivada na própria horta do restaurante.
A salada de maionese é indispensável. Há quem chame de salada de batata ou apenas maionese, mas indiferente do nome, foi ela que me transportou para os almoços de domingo junto da minha família, em Porto Alegre. A partir dessa salada, eu esqueci que estava em SC e o coração ficou quentinho (não preciso dizer que pedimos repeteco dessa belezura, né?).
Depois partimos para as entradas quentes. A sopa de capeletti é feita com massa artesanal recheada com frango e com um caldo bem saboroso. Parece bastante aquela sopa que a gente toma em casa, com um sabor bem caseirinho! O tamanho do capeletti também me agrada pois não é grande, ou seja, dá pra sentir o gosto do recheio.
Depois, chegaram as polentas frita e brustolada. A verdade é que sendo frita, mole ou brustolada, a polenta é sempre uma ótima opção. Como pode ser tão maravilhosa com apenas dois ingredientes simples? Eu realmente não sei, mas essa combinação de farinha de milho + água + tempero especial e secreto de chef, ficou perfeita!
Agora chegou o momento do ator principal desse espetáculo subir ao palco! Senhoras e senhores com vocês, o galeto. O grande charme e diferencial para mim é quando ele fica crocante e dourado por fora e macio e suculento por dentro, e para a nossa felicidade ele estava exatamente assim. Bastante aromático e saboroso ao mesmo tempo em que o gosto da carne se mantinha suave, sendo possível sentir os temperos, sem excessos. Conversando com o responsável pelo nosso atendimento, fiquei sabendo que a marinada é longa e é aí que está o segredo.
Como fiel apaixonada por carboidratos, fiquei extremamente faceira no momento em que ouvi a pergunta: “Você já escolheu a massa e o molho que deseja?” As batidas do coração chegaram a descompassar nesse momento. As opções de massa são: talharim, nhoque, tortei e penne. Com exceção da penne, todas são preparadas pela própria cozinha da Santo Antônio. Entre os molhos, tem sugo com manjericão, panela da mamma, aos queijos e alho e óleo.
A minha galera foi bem variada, fizemos um verdadeiro festival de massas com praticamente todas as opções de massas e molhos. Não saberia escolher a melhor, já que cada uma tem o seu próprio charme. Todas as opções são divinas, mas vou destacar duas combinações que eu amei muito!
Talharim ao sugo com manjericão: adoro massa ao molho sugo, pois gosto de perceber a grandiosidade do “simples”. Feito com uma passata de tomates, levemente picante, foi uma ótima escolha. Uma opção mais leve de molho, assim como o alho e óleo, e bastante equilibrada onde os dois ingredientes principais - tomate e manjericão - se destacaram sem entrar em conflito.
Nhoque aos queijos: o nhoque de batata, leve e macio se abraçou harmoniosamente ao molho de queijos, resultando em um sabor equilibrado e reconfortante. Sério, me apaixonei por esse molho! Brilhoso, com uma textura aveludada e bastante cremosa!
Não posso deixar de falar sobre o Wine Dispenser presente na galeteria. É o parque de diversão dos apaixonados por vinho. São 10 rótulos de vinhos e espumantes disponíveis para os clientes degustarem e servirem o quanto desejarem. O preço por ml varia de acordo com o rótulo e tudo está informado no painel digital acima de cada torneira.
Saindo das taças e voltando para os pratos, agora vamos para a sobremesa. São duas opções disponíveis para escolha: sagu e pudim.
Não sou fã de sagu e confesso que nunca escolho essa sobremesa, porém, como eu queria sentir o sabor para escrever algo sobre ela, eu experimentei e a casa caiu. Parece até mentira, mas eu gostei! Primeiro, fui com uma colherada tímida, com mais creme do que sagu. Achei interessante e parti para a segunda colherada com sagu e creme na mesma medida e gostei mais ainda. Descobri que gosto de sagu, mas acho que é o sagu da Santo Antônio.
Diferentemente do sagu, sou fã de pudim e confesso que sempre escolho ele e, este não foi diferente, estava uma delícia! Textura aveludada, pudim consistente, calda brilhante e adocicada. Pudim é um clássico que, quando bem feito, ganha de qualquer sobremesa cheia de mil etapas e técnicas. O simples bem feito não tem erro e é por isso que eu gosto tanto!
E assim finalizo o meu jantar pra lá de especial e nostálgico, sentindo e matando a saudade do meu Rio Grande do Sul e de pratos típicos da nossa região. Caso tu estejas vindo pra SC, fica aqui a minha sugestão de um lugar bem delicioso e agradável para visitar, com um total de zero defeitos! Amei, voltaria e com certeza vou voltar muitas outras vezes.
SANTO ANTÔNIO GALETERIA
Endereço: Rua Gamboa, 738, na Praia da Gambo, em Garopaba, em Santa Catarina
Horário de funcionamento: sexta-feira, das 19h às 22h, sábado, das 12h às 16h e 19h às 22h, e domingo, das 12h às 16h
@stantoniogaleteria