Seja para quem vive na cidade ou para quem está de passagem como turista, conhecer bons lugares para comer a típica carne gaúcha é indispensável. São diversas opções: desde o churrasco gaúcho por essência, feito no espeto, ou até novas versões do prato, influenciado pelos hermanos da parrilla ou pela cozinha moderna, que traz referências serranas para elaborar pratos com costela.
Além da forma de preparo, as variações podem ser no tipo de carne: gado, suína ou de cordeiro. Existem inúmeras possibilidades e todas muito saborosas. Selecionamos nove restaurantes que servem diferentes versões de costelas. Agora basta decidir qual combina mais com seu paladar!
FIRMA
Um ótimo lugar para comer uma costela suína tradicional da serra gaúcha, mas com uma releitura contemporânea. A costela suína com polenta brustolada do Firma é cozida por 13 horas em baixas temperaturas e é servida com um molho do próprio suco da costela. O ponto da carne é tão macio que o prato é servido apenas com colher.
Rua Coronel Genuíno, 116, no Centro Histórico
De segunda a sábado, das 18h30 às 22h30
@firmabar
EMPÓRIO MARQUÊS PARRILLA
Se você busca um clássico costelão 12 horas, no Empório Marquês Parrilla você acha! A carne de raça britânica é assada por meio dia na parrilla, o que traz a suculência e maciez para a costela. A casa tem um espaço ao ar livre, ideal para noites quentes.
Av. Carlos Gomes, 1249, no bairro Petrópolis
Segunda a sábado, das 11h às 15h e das 18h às 22h. Aos domingos, das 11h às 17h.
@emporiomarquesparrilla
RUTA
O restaurante mescla o tradicional churrasco gaúcho com a parrilla uruguaia e uma pitada do assado argentino, um espaço para quem realmente gosta de carnes bem feitas acompanhadas de bons drinks. O destaque do menu é a La Experiencia Rib: 650g de prime rib suspensa, com banho de manteiga de ervas. Para completar: por baixo da carne, fica uma focaccia crocante que absorve todo o suco da carne.
Rua Silva Jardim, 396, no bairro Auxiliadora
De terça-feira a sábado, das 11h30 à 00h. Aos domingos, das 11h às 17h.
No Nilo Square Garden (Av. Nilo Peçanha, 1700)
De terça à sexta-feira, das 17h à 00h. Aos finais de semana, das 12h à 00h.
@sigalaruta
POBRE JUAN
Se você gosta de uma boa carne bovina, já deve ter ouvido falar do Pobre Juan. Ele nasceu inspirado nas típicas casas de carnes da Argentina e se tornou referência quando falamos em parrilla, carnes nobres e assados no fogo. Nossa recomendação é o Carré de Cordeiro: costeletas de cordeiro grelhadas na brasa e servidas com azeite de hortelã.
No BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300), no bairro Cristal
Durante a semana, das 12h às 15h e das 18h às 22h. Aos finais de semana, das 12h às 22h.
@restaurantepobrejuan
POA PARRILLA
A parrilla uruguaia tem ótimas opções de costelas, com destaque para três assados de tira: o premium, o especial e o wagyu. Recomendamos o carro chefe da casa, o assado de tira especial, uma costela suculenta e bem saborosa. Outro corte excelente é o Janelinha Dianteiro, ideal para um jantar entre casal.
Praça Dr. Maurício Cardoso, 49, no térreo, no bairro Moinhos de Vento
De terça à sexta-feira, das 11h45 às 14h30 e das 19h às 22h. Aos sábados, das 11h45 às 16h e das 19h às 22h. Domingo, das 11h45 às 16h.
@poaparrilla
BARRANCO
Quando se fala de churrasco gaúcho, não se pode deixar de citar o Barranco. A tradicional churrascaria do bairro Petrópolis tem no menu o corte especial de costela angus. O prato serve de quatro a seis pessoas. Para ficar ainda melhor, peça a clássica salada de batata da casa.
Av. Protásio Alves, 1578, no bairro Alto Petrópolis
Diariamente, 11h30 até meia-noite
@churrascariabarranco
GIOVANAZ
A churrascaria da Cidade Baixa é um lugar para quem aprecia o churrasco gaúcho tradicional. Por lá, não tem cortes nobres, mas as carnes são de qualidade e bem suculentas. A casa funciona no sistema de rodízio e tem a famosa costela entre os espetos corridos.
Av. Venâncio Aires, 10, no bairro Cidade Baixa
Durante a semana, das 11h30 às 14h30. Aos finais de semana, das 11h30 às 15h.
BAH RESTAURANTE
Quem curte cozinha regional certamente já ouviu falar do Bah, restaurante que há mais de 10 anos apresenta releituras da gastronomia do Estado. O menu tem dois pratos com costelas impecáveis: a costela gaúcha e a costela de porco com polenta. Ambos os pratos são tradicionais do Rio Grande do Sul e ganham versões modernas no restaurante, com cardápio assinado pela chef Carla Tellini.
No BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300), no bairro Cristal, em Porto Alegre
De segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite, domingo, das 12h às 16h30 e das 19h30 às 23h
@bah_restaurante
COSTELA NO ROLETCHÊ
Uma referência para a costela gaúcha é o Costela no Roletchê, especialidade da casa. As costelas são assadas por longas horas numa espécie de grelha giratória, lembrando o tradicional churrasco de chão. As carnes são de ótima qualidade, além de todos os acompanhamentos de um verdadeiro churrasco gaúcho: maionese caseira e pão de alho. O ambiente é familiar e ideal para ir com família e amigos.
Rua Marcílio Dias, 965, no bairro Menino Deus
De terça a domingo, das 11h30 às 15h
@costelanoroletche