De tanto ouvir falar de suas carnes assadas em forno à lenha, me programo há tempos para ir conhecer o Bartolomeu. Em uma galeria no Setor Oeste, em Goiânia, fica essa preciosidade de lugar, que deu muito certo por sinal - também tem uma unidade em Brasília, na Asa Sul.
Escolhemos uma mesa dentro da área climatizada, que é onde fica a extensa adega da casa. Também há mesas no salão externo, que têm vista para a cozinha. No cardápio variadíssimo, encontramos pizzas, carnes assadas (porco, carneiro, galeto e cortes de novilho precoce), massas, frutos do mar e outras opções.
Logo na chegada já chegou à mesa essa cortesia de petisco: lascas de coco salgadas. Uma delícia feita na casa, em um processo que dura cerca de uma semana, segundo o garçom. Crocantes, salgadinhas e com um fundinho defumado – adorei.
Dei um pulo na adega para escolher nosso vinho. Um sommelier ajuda na escolha, caso queira. E fomos de vinho italiano, o Luccarelli Campo Marino Primitivo Merlot 2012.
Para tira gosto já fui direto ao prato mais famoso da casa: leitão à pururuca, que leva mais de 36 horas em seu preparo, do tempero ao tempo de forno. Nosso pedido foi o pernil, que serve até três pessoas. E no cardápio também estão disponíveis paleta e costela à pururuca.
Ele acompanha o pão da casa (assado na brasa com parmesão por cima – é oco e de massa fininha, como um pão sírio) e salada de abacaxi, alface americana e tomate-cereja com molho de mostarda.
Carne extremamente macia e bem temperada, espetacular!
Voltei à linda adega abarrotada de opções para um segundo vinho. Ela também atende a clientes que não vão consumir no local, até dão um desconto para compras maiores.
Desta vez, escolhemos um português: Tapada do Fidalgo Reserva 2013.
Para jantar, pedimos o pernil de cordeiro acompanhado de polenta, que serve até quatro pessoas. Ele vem em panelas de barro, com este charmoso pão da casa fechando a panela do cordeiro.
O cordeiro desmancha na panela.
E junto da polenta, formou uma dupla digna de comfort food. Mais do que aprovado!
O atendimento é excepcional, garçons bem preparados e atenciosos. O ambiente é delicioso para qualquer tipo de reunião: romântica, negócios ou grupos. Nossa conta ficou em R$ 145 por pessoa, com duas garrafas de vinho, muitas águas, comida e serviço.
Bartolomeu Adega e Restaurante
Rua 22, 69 - Setor Oeste (Galeria do Pátio 22)
Goiânia/GO
Fone: (62) 3215-4500
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/restaurantebartolomeu
* Conteúdo produzido por Milena Sales