Alban Rossollin é o nome do velejador francês que largou a profissão para se dedicar à gastronomia em Porto Alegre. É também o nome da mais nova boulangerie da cidade, aberta por ele há pouco mais de um mês.
Localizado no lugar do antigo Chicafundó, atrás da loja Refúgio Urbano, o lugar se revela um recanto francês nos pequenos detalhes e nas cores usadas na decoração.
A padaria é bem pequena mesmo, com poucas mesas, e a cozinha é comandada somente pelo proprietário, Rossollin. A produção é completamente artesanal, então não espere chegar lá e encontrar pães em grande quantidade. E se o dia for mais movimentado, talvez você tenha que esperar um pouco para sentar.
Assim que soube da novidade, convidei a Ana para tomarmos um café da manhã antes do trabalho. No momento em que pisamos lá, sentimos o cheiro de pão no ar. Um cheiro que nos transporta para as melhores lembranças. Sabe esses lugares para curtir uma experiência tranquila, sem pressa? Pois então. Lá eles têm opções que funcionam tanto para o café da manhã, como pães e diferentes tipos de café, quanto para o almoço e o lanche da tarde, como quiches e tartes. Tudo com base em receitas tradicionais francesas.
Olha que linda essa mesa de café da manhã! De apaixonar, né? Tanto que até precisei repetir a foto. Esse suco aí era o do dia, feito com laranja e bergamota. Refrescante e supersaboroso. Pedimos vários itens do cardápio para experimentar.
As baguetes saem em três fornadas diárias: pela manhã e depois no início e no fim da tarde. Dá para pedir pura (e vem acompanhada com mel, geleia e manteiga) ou em forma de sanduíche com os frios disponíveis, que foi o que fizemos. Pedimos duas opções, com manteiga e presunto, apenas mudando o queijo: em uma brie, e na outra gruyère. O pão é simplesmente incrível! É também possível adicionar salada e tomates ao sanduíche, mas aí me apetece mais no horário do almoço.
Para não fugir do tradicional, além das baguetes, provamos os croissants. Talvez um dos melhores que já tenha provado por aí. Perfeitos para comer puros, são saborosos e se desmancham na boca.
Acompanhando tudo isso, duas xícaras grandes de café com leite para começar o dia com o pé direito. Eles ainda servem outros produtos como madeleines e pain au chocolat, mas já estávamos mais do que satisfeitas e deixamos para a próxima visita, que deverá ser em breve.
Esse café da manhã muito bem servido (acho que comemos até demais) saiu por mais ou menos R$ 30 por pessoa. Se você quiser passar lá para comprar os pães e levar para casa, a dica é encomendar pelo telefone. Próximo passo: voltar e provar as quiches e os doces.
Alban Rossollin
Rua Cel. Bordini, 232 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Aceita cartões Visa e Master
www.facebook.com/albanrossollin
* Conteúdo produzido por Juliana Palma