Já havia tido uma maravilhosa experiência no Anna, e o Pomodorino faz parte do mesmo grupo de casas italianas, onde também se incluem o Artigiano e Fiorino. A localização é perfeita, fica bem na divisa entre a Lagoa e Ipanema.
Era uma bela e quente sexta-feira à noite no Rio de Janeiro, chegamos por volta das 22h e pedimos uma mesa para seis pessoas. Aguardamos por pouco tempo no hall de entrada que tem muito da arquitetura rústica e simpática da Itália. Sem muita espera fomos encaminhados para a nossa mesa.
A casa é de encher os olhos, lembra de verdade aqueles restaurantes italianos que encontramos pelas cidadelas da Toscana. No andar de baixo, a vista é a mais interessante, e com as mesas mais disputadas, por ter uma parede de vidro com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Por dentro, muito requinte, muitos quadros, tapeçaria, lustres, louças de qualidade, um luxo. E o que mais surpreende é que é o restaurante com melhor custo-benefício do grupo.
Logo após sentarmos já fomos servidos com o couvert da casa, uma cestinha de pães artesanais, grissinis e uma deliciosa focaccia com cristais de sal grosso. Para acompanhar azeitonas pretas picadas e manteiga. Simples e bem feito.
Como já era um pouco tarde a maioria preferiu ir direto aos pratos principais. Mas, como boa adoradora de entradas não resisti e pedi o carpaccio di manzo, excelente pedida. Estava delicioso, um dos melhores que já provei, fresco e muito saboroso.
E logo após o término da entrada começa o desfile dos pratos principais em grande estilo, os pratos são servidos naquelas lindas bandejas tradicionais com tampa.
E para abrir o desfile começo com o meu prato, indicação da casa, e que também lembra um dos meus pratos favoritos do Anna, o Bavetini Scampi e Gamberi, uma massa deliciosa acompanha por camarões, lula, polvo e vieiras em um delicioso molho de prosecco. Um espetáculo!
E seguindo o Paglia e Fieno Gratinato, uma mistura de tagliatelle amarelo e verde cozidos juntos acompanhados por prosciutto di Parma e ervilhas. Eu particularmente achei delicioso, adoro qualquer tipo de Paglia e Fieno.
Um Gnochetti al Pomodoro, simples, leve e muito bem executado.
O Pappardelle con Portobello, que apesar de parecer muito convidativo no cardápio não trouxe as mesmas emoções no prato, achamos que haveria mais molho e sabor. De todos os pratos foi o que achamos menos saboroso.
Já o Garganelli al ragù di Agnello quase me fez trocar de prato! Eu sou apaixonada por cordeiro, e este prato estava simplesmente de-li-ci-o-so!! A massa levíssima e o molho muito equilibrado, fechou com chave de ouro o desfile!
Para harmonizar com os pratos da mesa pedimos dois vinhos, a carta é muito extensa e há vinhos de todos os preços. Não são muito baratos, mas este Nero D'Avola que bebemos tinha um bom custo-benefício.
E saímos da Itália direto para a Argentina fechando a noite com um dos meus favoritos, o Luigi Bosca Malbec 2010.
De novo todos satisfeitos, mas eu não podia deixar de provar o tiramissú. Missão pessoal em qualquer restaurante italiano é provar o tiramissú da casa. E também tinha certeza que ao chegar todos dariam uma colherada nele. Dito e feito. Novamente, um acerto, foi também um dos melhores que já provei no Rio.
Foi uma experiência deliciosa. Os pratos realmente não são caros, custam uma média de 40 reais. Os vinhos e demais pratos que acabam encarecendo um pouco o jantar, mas ainda assim vale a pena. A conta ficou em torno de 115 reais para cada um, estávamos em seis. Vale lembrar que eles não aceitam cartões, assim como os outros restaurantes do grupo. Isso é um pouco inconveniente mas, ainda assim, para um jantar a dois ou entre amigos, recomendo!
Pomodorino Ristorante
Av. Epitácio Pessoa, 1104 - Lagoa
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3813-2622 / 3813-2299
Somente dinheiro ou cheque
www.ristorantepomodorino.com.br
* Conteúdo produzido por Stephany Grey