O inverno chegou e, com ele, um ingrediente que amamos: o pinhão. A semente da araucária, além de supernutritiva, é muito saborosa e pode ser usada de diversas formas na gastronomia gaúcha. A iguaria possui grandes concentrações de antioxidantes e minerais, como cobre e zinco, e também é uma ótima fonte de gorduras boas - conheça algumas das propriedades nutricionais dessa semente.
Apaixonado pelo fogo e pela serra gaúcha, o chef Marcos Livi é um pesquisador e defensor incansável da culinária do Sul do país. Livi está à frente do Grupo Bah, que engloba os empreendimentos Parador Hampel, a centenária hospedagem localizada em São Francisco de Paula, palco para edições semanais do A Ferro e Fogo. Também pilota os bares Verissimo e Quintana, em homenagem aos grandes expoentes gaúchos da literatura e da poesia, além das casas Distrito Urbano, Brique, Hamburgueria C6, Napoli Centrale e Box Bioma Pampa.
Conversamos com o chef que compartilhou conosco alguns truques para cozinhar e descascar o pinhão de maneiras mais fáceis.
- Se você for preparar pinhão, na panela de pressão, a primeira dica é: lave todo o pinhão e corte a ponta deles. Se a polpa estiver branca, a semente está boa. Poupa escura, pinhão ruim.
– A gente tem o costume de levar o pinhão a boca para descascar e, muitas vezes, sentimos o gosto amargo, pois a polpa já não estava em boas condições, com essa dica, evitamos esse problema – explica Livi. - Coloque na panela, cubra de água totalmente, acrescente sal e mexa bem. Leve ao fogo por 40 minutos na pressão.
- Importante: Descasque ainda morno. Se deixar o pinhão esfriar, vai ser muito mais difícil de tirar o pinhão da casca.
- O pinhão sapecado na chapa do fogão a lenha ou até em uma grelha na lareira fica bem tostado e muito crocante. Tem um sabor completamente diferente do cozido e pode ser consumido puro com sal ou, então, agregado ao entrevero, ao charque e até mesmo ao churrasco.
- Se você tem um pinhão cozido, faça uma galinha caipira ou uma carne de panela e agregue-o junto. Ele irá ajudar a engrossar o molho, dando um sabor bem especial.
- Se você quiser fazer uma paçoca de pinhão, minha sugestão é colocar a semente que foi sapecada na chapa.
Paçoca de Pinhão com Linguiça Blumenau
Rende 4 porções
Ingredientes:
- 150g de pinhão limpo
- 150g de linguiça blumenau
- 50g de manteiga
- 30g de cebola roxa picada
- 20g de salsinha picada
- 20g de alho picado
- 100ml de azeite de oliva
- 10g de sal fino
- 10g de pimenta-do-reino
Modo de preparo:
- Coloque a farinha de pinhão triturada de molho por 2 horas
- Refogue a cebola junto com o alho até ficarem dourados. Após refogue, a linguiça campeira.
- Misture o pinhão, o sal e a pimenta a gosto. Por último, o tempero verde.
- Retire a pele da linguiça, corte na ponta da faca até ficar bem homogênea. Importante tanto o pinhão como a linguiça devem estar do mesmo tamanho.
- Aqueça uma caçarola, quando estiver bem quente, coloque a linguiça pra soltar toda sua gordura. Acrescente o pinhão e deixe cozinhar. Misture os dois, acrescente o sal e a pimenta, deixe a gordura secar.
- Hidrate novamente com manteiga, acrescente a cebola, o alho e deixe cozinhar.
- Baixe o fogo e deixe o brilho tomar conta da panela. Acrescente a salsinha e sirva