Não é por acaso que tudo o que a gente faz na cozinha tem algum nome ou alguma explicação. Termos como refogar e saltear estão sempre presentes nesse universo, principalmente no passo a passo de receitas. Para facilitar a vida, desvendamos cinco termos básicos que podem te ajudar a entender mais a gastronomia.
REFOGAR
É fritar um alimento com pouca gordura e em baixa temperatura. As preparações podem variar, mas, normalmente, consistem em ingredientes aromáticos, como legumes e verduras, cortados em pedaços pequenos e aquecidos em óleo de cozinha. O objetivo é dourar levemente; liberar líquido do ingrediente, para que se misture e cozinhe outro alimento.
SALTEAR
Essa técnica é semelhante a anterior, a principal diferença entre refogar e saltear está na temperatura do óleo. Quando salteamos um alimento, colocamos o fogo em temperatura alta e mexemos constantemente para termos uma rápida cocção e para que o alimento não perca muito líquido e mantenha suas propriedades.
CONFITAR
É o termo que se utiliza para cozinhar alimentos no óleo em baixas temperaturas, cerca de 120° a 130° graus. O alimento tem que ficar completamente imerso na gordura ou no óleo, para não queimar e para que cozinhe por inteiro. Essa técnica é um dos processos mais antigos para conservar alimentos no mundo, era um sistema muito utilizado em navios para conseguir transportar comida durante os vários dias de viagem em muita refrigeração.
REDUZIR
Reduzir significa diminuir o volume de um líquido pela evaporação. Essa técnica é geralmente realizada fervendo o líquido ao fogo e fazendo com que fique mais concentrado. O molho é o tipo de receita mais comum em que se utiliza uma redução.
FLAMBAR
Flambar nada mais é do que regar um preparado ou um prato com bebida alcoólica e colocar fogo. Quando se adiciona bebida, a diferença de sabor entre um alimento que foi flambado e outro que não foi é notável, por isso utiliza-se essa técnica, tanto com pratos salgados, como carnes, como com sobremesas.