As particularidades naturais de solo e clima, o conhecimento e a sensibilidade dos enólogos, além dos investimentos tecnológicos aplicados nos vinhedos, contribuíram para que o espumante nacional alcançasse reconhecimento pelo mundo. Tanto é que, em 2021, as exportações atingiram cerca de 935 mil litros – alta de 21% em relação a 2020. Os dados são da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).
Outro fator que mostra o potencial da bebida nacional é o número recorde de 303 medalhas conquistadas no último ano. Segundo a Associação Brasileira de Enologia (ABE), os prêmios foram provenientes de 18 concursos realizados pelo planeta e incluíram condecorações em nações reconhecidas pela qualidade de vinhos e espumantes, como França, o país do champagne, Chile e Portugal.
Um rótulo que se destaca nesse contexto é o espumante Garibaldi Moscatel, produzido pela cooperativa homônima localizada na Serra Gaúcha. A bebida é a atual detentora do título de Melhor do Cone Sul, entregue por um dos concursos de vinhos mais prestigiados da América Latina, o chileno Catad’Or World Wine Awards.
Todo o prestígio, no entanto, não faz com que o espumante seja restrito a ocupar a taça dos brasileiros em ocasiões tradicionais. Afinal, é possível encontrar o Garibaldi Moscatel nas prateleiras por cerca de R$ 40.
– Existe um movimento muito forte para romper a sazonalidade de consumir espumantes. Não há necessidade de se limitar às festas de fim de ano ou às celebrações temáticas. Democratizar o acesso ao produto é a maneira mais inteligente de incentivar o consumo e, sobretudo, consolidar a condição de referência que as vinícolas brasileiras ocupam na elaboração de espumantes e vinhos – aponta o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.
Acesse o site da Cooperativa Vinícola Garibaldi e saiba mais sobre os rótulos da marca
Destaques do Garibaldi Moscatel
Com qualidade mundialmente reconhecida, o espumante Garibaldi Moscatel exala jovialidade e frescor – sem esquecer das propriedades aromáticas.
– Nosso rótulo tem por característica ser um produto equilibrado. Há harmonia entre açúcar e acidez, além de apresentar leveza e aromas intensos e finos – explica o enólogo chefe da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari.
Essa combinação certeira se deve ao fato de que a bebida é elaborada a partir de um blend de uvas Moscato – Branco e Giallo –, por meio do método Asti. O diferencial do processo está na ocorrência de uma única fermentação em sua elaboração, realizada em tanques.
O espumante Garibaldi Moscatel tem coloração clara com reflexos esverdeados. No olfato, são percebidos aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel. Em boca, é suave e cremoso.
Por ser mais adocicado, o rótulo harmoniza melhor com frutas frescas ou em calda, bem como sorvetes e bolos. Além disso, pode acompanhar canapés, queijos e patês.
Onde comprar?
Anualmente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi produz, em média, 1 milhão de garrafas do espumante Garibaldi Moscatel. Para celebrar o segundo título de Melhor do Cone Sul – o primeiro foi conquistado em 2018 e o mais recente, em 2021 –, o produto é encontrado nas prateleiras com o rótulo tradicional ou na edição especial, que evidencia o reconhecimento internacional.
A bebida pode ser comprada em diversos supermercados e lojas especializadas espalhadas pelo país. Também está disponível para venda online em parceiros listados no site.
Siga a Cooperativa Vinícola Garibaldi no Instagram para ficar por dentro das novidades