A União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) divulgou o balanço consolidado das vendas do ano passado e elas cresceram em todas as categorias, mas foram os espumantes que lideraram, com um aumento de 38% em relação ao ano anterior.
Se 2020 foi o ano do vinho, 2021 foi o do espumante. Foram comercializadas 40 milhões de garrafas de espumantes e 36 milhões de garrafas de vinhos finos. A retomada do protagonismo deste produto é relacionada ao comportamento do consumidor durante a pandemia.
Segundo a entidade, em 2020, as vendas de espumantes ficaram abaixo dos vinhos devido às restrições para eventos. Significa que o setor serve de termômetro da retomada das celebrações.
Ainda segundo a Uvibra, eles também foram destaque entre as premiações conquistadas em 2021. De um total de 414 medalhas, 303 foram para espumantes.
Mesmo ficando com volume abaixo dos espumantes, os vinhos também tiveram um aumento de 11,43% em relação ao ano anterior. O maior volume continua sendo do suco de uva, que chegou a 173 milhões de litros, incremento de 3,92%.