Lembro como se fosse ontem o dia em que escrevi sobre as tendências do mundo do vinho no ano passado. E ainda pensei, será que coloco o vinho em lata? Acho que vou sofrer retaliações dos enófilos mais tradicionais mas, ao mesmo tempo, é um movimento de mercado.
Pois bem, menos de um ano se passou e a quantidade de marcas do produto que encontramos nos supermercados já dá para fazer uma degustação completa. Tanto nas versões frisante, espumante ou vinho tranquilo - sem a presença de gás. Multinacionais estão investindo na nova embalagem e vinícolas tradicionais também estão se abrindo para o novo.
É claro que, em se tratando de vinho em lata, temos uma bebida mais simples, mas isso não significa que seja um produto ruim. Geralmente são vinhos jovens, bem aromáticos, de pouco tanino e pouca persistência. As latas vieram para pegar um novo público consumidor, os jovens que estão entrando no consumo de vinho e querem descontração e a facilidade de consumir em qualquer lugar. Quantas vezes você já levou um vinho para a casa de alguém e lá não tinha abridor? A lata não tem esse problema, basta abrir o lacre e beber tranquilamente.
Eu ainda tenho o hábito de servir na taça, mesmo sendo em lata. Sempre tive dificuldades de beber direto na latinha, e o vinho não seria diferente. Mas a realizada é outra, a embalagem foi feita para consumir direto nela, o que facilita para beber em qualquer hora e local.
Outra vantagem da lata é o tamanho. Elas geralmente tem a quantidade de uma taça e meia, o que fica fácil para quem vai beber sozinho, e deixa mais democrática a escolha da bebida. Os vinhos em lata tendem a ser demi-sec ou meio doce, pelo fato que a lata faz referência a beber bem gelado, então, fica mais palatável o vinho em temperatura baixa com um toque adocicado. Temos que levar em consideração também que o público-alvo desses produtos são jovens e que, normalemente, iniciam pelo paladar doce.
Separamos alguns rótulos que degustamos e aprovamos. Assim, fica mais fácil saber por onde começar essa experiência.
LOVIN
A start up lançou recentemente os vinhos na versão branco e rosé com borbulhas. O projeto tem como objetivo facilitar o consumos, bebendo ou não com gelo, em taça ou na lata.
ARYA
Nas versões Prosecco Brut, tinto, rosé e branco, a Arya Wines foi lançada no mercado para descomplicar o consumo. São vinhos fáceis de beber e ainda tem o Diego Arrebola , eleito três vezes melhor sommelier do Brasil por trás da marca, que se preocupou em levar bebidas de qualidade para o consumidor, mas deixá-lo de uma maneira mais acessível para as pessoas apreciarem o produto.
VIVANT
Projeto surgiu a partir da experiência de um dos sócios, em não conseguir segurar a garrafa, a taça e abraçar os amigos. A marca surgiu para curtir o vinho onde e como quiser. Proposta bem jovial e alegre.
BAROKES
Os australianos Barokes foram um dos pioneiros no envase de vinho em lata no mundo. Tem opção com e sem borbulhas e até uma versão moscatel. Chegou devagarinho no mercado, e agora está ganhando muitos adeptos.
RITA
Uma das grandes vinícolas chilena, a Santa Rita também apostou no consumo em lata. Os vinhos são bem despojados, fáceis de tomar e com menor graduação alcoólica.